ENTENDA

O que é imunoterapia? Especialista explica sobre tratamento contra câncer

Em entrevista à CARAS Brasil, Jorge Abissamra Filho explica sobre o tratamento de imunoterapia e como diagnóstico precoce do câncer pode salvar vidas

Dr. Jorge Abissamra Filho

por Dr. Jorge Abissamra Filho

Publicado em 22/07/2024, às 18h52

A imunoterapia pode ser uma saída para tratamento contra câncer - Foto: Freepik

A imunoterapia tem ganhado cada vez mais destaque no campo da oncologia como uma abordagem inovadora e promissora no combate ao câncer. Mas o que exatamente é imunoterapia e como ela funciona? Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho comentou sobre o tratamento e defendeu o diagnóstico precoce do câncer. 

"A imunoterapia é o tratamento que consiste em deixar a doença visível para o sistema imune, para que ele próprio elimine a doença, desse modo, há menor toxicidade efeitos colaterais, entretanto, não é indicado para todos os tipos de câncer, mas sim, apenas aos tumores que apresentam condições de bloqueio ao sistema imunológico", disse ele, que completa: "Esse tipo de procedimento tem apresentado respostas positivas no tratamento ao câncer de pele não melanoma e melanoma, pulmão, rim, linfoma, por exemplo".

Em conclusão, a imunoterapia representa uma revolução no tratamento do câncer, oferecendo uma nova esperança para muitos pacientes. Com o contínuo avanço da pesquisa, espera-se que essa abordagem se torne cada vez mais eficaz e amplamente disponível, proporcionando melhores resultados e maior qualidade de vida para aqueles que lutam contra essa doença devastadora.

Mas para além do tratamento, Abissamra é um grande defensor das campanhas de conscientização da população sobre o câncer. Ele conta que os exames de rastreio são importantes para evitar riscos envolvendo a doença. "O câncer tem uma grande chance de cura quando o diagnóstico é realizado de modo precoce. Quanto mais cedo o diagnóstico é confirmado, mais eficaz é o tratamento", frisa.

"Tenho falado bastante sobre a necessidade de uma profunda mobilização nacional de prevenção aos fatores de risco, acompanhada da ampliação de campanhas de conscientização da população. Atualmente, o Sistema Público de Saúde (SUS) oferece exames de rastreio para diversos tipos de câncer, com destaque para detecção de tumores na mama e próstata, para os demais tipos, insisto na necessidade de evitar os fatores de risco, somado ao acompanhamento médico de rotina e realização de exames", finaliza.

Dr. Jorge Abissamra Filho

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

câncer imunoterapia Oncologista Jorge Abissamra Filho

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"