AURORA

O que é gastrosquise? Doença fez filha de Pedro Scooby e Cintia Dicker passar por cirurgia; entenda

Aurora, filha da modelo e do surfista, recebeu o diagnóstico de gastrosquise antes de nascer

CARAS Digital Publicado em 23/01/2023, às 15h43

O casal Cintia Dicker e Pedro Scooby; modelo revelou diagnóstico de Aurora, sua filha recém nascida - Foto: Reprodução/Instagram @cintiadicker

Cintia Dicker (36) abriu o coração e revelou detalhes sobre o diagnóstico de Aurora, sua filha recém-nascida, fruto do casamento com o surfista Pedro Scooby (34). Em entrevista à revista Vogue, ela afirmou que a pequena foi diagnosticada com gastrosquise, uma malformação gastrointestinal congênita, o que levou a bebê a passar por uma cirurgia e dois procedimentos médicos.

A anomalia ocorre ainda na barriga da mãe, quando a região próxima ao umbigo da parede abdominal não é fechada completamente, deixando o intestino exposto e em contato com o líquido amniótico, o que pode resultar em inflamação e infecção, trazendo complicações para o bebê. A condição pode ser diagnosticada durante a gestação, através de ultrassons, assim como aconteceu com a modelo.

A doença acomete 1 para cada 10 mil bebês e é mais comum de acontecer em gestações de mães jovens, até a faixa dos 20 anos, e em mulheres que fazem o uso de drogas como álcool, tabaco e cocaína durante o período da gravidez. 

O tratamento para a condição é cirurgico e deve ser feito o mais rápido possível. O procedimento consiste em reinserir os órgãos expostos de volta ao abdome e fechar o orifício, para isso, em alguns casos é necessário mais de uma cirurgia. Por isso, é importante que a equipe médica esteja a postos assim que o bebê nascer e que a criança tenha suporte de uma UTI Neonatal.

Dicker contou que descobriu a malformação logo no início da gestação. Ao fazer o exame morfológico, ela e o atleta receberam a notícia de que a filha tinha gastrosquise e fizeram vários outros exames. "Quando soubemos da existência da gastrosquise, descobrimos também que, para segurança do bebê, a Aurora deveria nascer entre 37 e 38 semanas e através de uma cesárea. Logo após o nascimento, nossa filha precisaria ser operada, então era necessário que toda a equipe médica estivesse disponível.

Cintia Dicker contou que a cirurgia foi um sucesso e Aurora precisou ficar em observação na UTI, dentro de uma incubadora. Ela contou que a bebê precisou passar por um procedimento com anestesia geral para passar a sonda intravenosa e tudo correu bem. Agora, a família está em casa e Cintia segue a rotina de ter um bebê recém-nascido em seus braços.

 

Cíntia Dicker pedro scooby Aurora cintia dicker gastrosquise

Leia também

Especialista explica por que pacientes oncológicos como Preta Gil podem ter novo diagnóstico: ‘Risco’

Maya Massafera pode sofrer efeitos colaterais ao passar por nova cirurgia? Médico explica

Após quatro dias internada, esposa de Cristiano Ronaldo recebe alta hospitalar

Médico explica remissão do câncer de Preta Gil: ‘Pra sempre monitorada’

Vera Viel tem primeira consulta após cirurgia e revela como está: 'Firmes'

Marcelo Serrado fala da decisão de expor crise de pânico: 'Me conectou'