ALERTA!

O que é distorção de imagem? Psicóloga explica impacto na saúde mental

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Letícia de Oliveira esclarece sobre os impactos da distorção de imagem na saúde mental

Leticia de Oliveira e Felipe França

por Leticia de Oliveira e Felipe França

Publicado em 26/07/2024, às 10h42

Entenda o que é distorção de imagem - Shutterstock

É natural algumas pessoas estarem insatisfeitas com determinada característica física, ou buscar uma mudança no visual, porém é necessário tomar cuidado para não desenvolver um problema sério: a distorção de imagem. Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica sobre essa alteração e esclarece os efeitos e impacto na saúde mental

Segundo a especialista, a distorção de imagem é um fenômeno psicológico que afeta muitas pessoas, distorcendo a percepção que têm de seus próprios corpos, ou seja, de maneira resumida, o indivíduo que sofre com essa alteração fica muito preocupado com sua aparência e começa a observar apenas defeitos no seu visual.

"A distorção de imagem ocorre quando a pessoa não consegue ver seu corpo de forma realista, enxergando-se de maneira negativa ou exagerada. Essa percepção distorcida pode surgir de várias influências, como pressão social, padrões de beleza inatingíveis promovidos pela mídia, e até experiências pessoais traumáticas", afirma. 

A psicóloga reforça que a distorção de imagem não é apenas uma preocupação estética, mas um problema psicológico sério que pode levar a transtornos alimentares, depressão e ansiedade: "Quando uma pessoa vive constantemente insatisfeita com seu corpo, isso pode desencadear comportamentos prejudiciais, como dietas extremas, exercícios excessivos ou até mesmo cirurgias desnecessárias". 

O QUE DEVO FAZER?

A especialista destaca que é importante praticar a autocompaixão e o autocuidado, além de criar um ambiente de apoio e aceitação para os pacientes que sofrem com essa alteração: "A terapia pode ser extremamente benéfica para quem sofre de distorção de imagem. Um psicólogo pode ajudar a identificar as causas dessa percepção distorcida e trabalhar em estratégias para melhorar a autoimagem e a autoestima".

"Aprender a ser gentil consigo mesmo e aceitar o próprio corpo como ele é, com todas as suas imperfeições, é um passo fundamental para superar a distorção de imagem. O autocuidado também envolve cuidar da saúde física e mental de maneira equilibrada", finaliza Leticia de Oliveira. 

Leticia de Oliveira e Felipe França

Leticia de Oliveira é psicóloga comportamental (CRP SP: 0695130) com referência em Análise comportamental. É fundadora do Núcleo Letícia Oliveira, ao qual presta atendimentos multidisciplinares, com foco na saúde e cuidado do corpo e mente. Atuou como psicóloga consultiva no programa “É De Casa”, da Rede Globo, e ao longo de sua carreira, já ajudou milhares de mulheres a conquistarem o controle de suas moções e terem uma leve e feliz om seus treinamentos e consultas.

saúde mental psicóloga Distorção de imagem

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"