ATENÇÃO AOS RISCOS!

Nutróloga explica como o trabalho excessivo pode interferir nos hábitos saudáveis

Em entrevista a CARAS Brasil, a nutróloga Camila Ciancio fala sobre riscos a saúde física e mental associados ao trabalho excessivo

Thaíse Ramos e Camila Ciancio

por Thaíse Ramos e Camila Ciancio

Publicado em 13/06/2024, às 19h00

O estresse aumento do apetite, principalmente por alimentos gordurosos - Freepik

O estresse causado pelo trabalho excessivo provoca diversos efeitos negativos no corpo. Preocupação, insônia e até comportamentos compulsivos. O hábito de comer por estresse é um exemplo, e pode interferir na capacidade das pessoas de adotarem e manterem hábitos saudáveis em sua vida cotidiana. Em entrevista à CARAS Brasil, a nutróloga Camila Ciancio explica esse processo, que chamamos de círculo vicioso.

“O estresse promove um aumento do cortisol que pode levar a um círculo vicioso. O cortisol elevado promove aumento do apetite, principalmente por alimentos ricos em gordura e açúcar, que leva fadiga e cansaço. Além disso, o cortisol aumentado impacta diretamente no sono. Isso leva a aumento do cortisol! Em resumo, o estresse e o aumento do cortisol crônico podem reduzir a motivação e levar a escolhas alimentares pouco saudáveis e a uma menor capacidade de se engajar em atividades físicas”, informa.

Camila relata quais são os riscos para a saúde física e mental associados ao trabalho excessivo, e como a adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a reduzir esses riscos. “Os riscos físicos associados a um trabalho excessivo são: hipertensão arterial, AVC, obesidade, diabetes tipo 2, dores musculares, problemas na coluna, aumento da suscetibilidade a infecções. Os riscos mentais são: burnout, ansiedade, depressão e principalmente problemas do sono”, diz.

“A adoção de hábitos saudáveis atua não somente na prevenção como no tratamento. Muitas dessas condições são melhoradas e até revertidas com alimentação saudável, exercício físico regular, sono adequado, técnicas de relaxamento e atividades de lazer”, emenda a médica.

A nutróloga ainda cita as consequências de longo prazo do excesso de trabalho na saúde e bem-estar dos indivíduos. “Ganho de peso e gordura visceral, levando à obesidade, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, musculoesquelética e problemas gastrointestinais, como gastrite, úlcera e síndrome do intestino irritável. Além disso, é comum aparecer distúrbios do sono, que piora cada vez mais as condições físicas e pode levar à ansiedade, depressão e o burnout”, salienta.

“Em paralelo, podemos ver um isolamento social e piora no rendimento profissional, gerando mais problemas emocionais. A pressão e o estresse do excesso de trabalho podem levar ao aumento de comportamentos de risco, como consumo excessivo de álcool, tabagismo e uso de substâncias para lidar com toda essa carga acumulada. Isso, consequentemente, reduz a qualidade de vida”, completa.

Camila Ciancio - Médica especialista em nutrologia e saúde integrativa; Faculdade de Medicina pela Unigranrio; Residência de Clínica Médica no Hospiral da Força Aérea do Galeão – HFAG; Residência de Nutrologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - HMFRP/USP; Especialização em Ayurveda pela ABRA; Especialização em Saúde Integrativa - Dra. Elizete Kaffer; Atualmente, atua na gestão da Clínica Raggi Saúde e da BC Infusion, além de atendimentos presenciais e on-line. CRM: 52.92333-8.

A nutróloga Camila Ciancio - Arquivo Pessoal

 

Thaíse Ramos e Camila Ciancio

Thaíse Ramos é repórter do núcleo de pautas especiais do Grupo Perfil. Formada em Jornalismo, integrou as equipes de entretenimento do Estadão e Gshow e atuou ao lado do colunista Leo Dias. Ama música, cinema, moda e beleza. Instagram: @thaiseramoss

Saúde Hábitos Saudáveis nutróloga trabalho excessivo

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"