CARAS Brasil
COMEÇOU BEM?

Médico reage à escolha de Virginia Fonseca para introdução alimentar do filho: 'O ideal'

Após o filho completar seis meses, Virginia Fonseca revelou que José Leonardo começou a introdução alimentar; confira os cuidados com o neném nesta fase

Dr. Miguel Liberato

por Dr. Miguel Liberato

Publicado em 19/03/2025, às 15h04 - Atualizado em 23/03/2025, às 11h18

José Leonardo começou a introdução alimentar com uma manga - Foto: Reprodução/Instagram @virginia
José Leonardo começou a introdução alimentar com uma manga - Foto: Reprodução/Instagram @virginia

A influenciadora Virginia Fonseca (25) encantou ao compartilhar que o filho, José Leonardo, de seis meses, começou a introdução alimentar no último domingo, 16. Nas redes sociais, ela postou um vídeo mostrando o momento que o caçula comeu pela primeira vez na vida. Em entrevista à CARAS Brasil, o médico pediatra Miguel Liberato fala sobre o assunto. 

A esposa de Zé Felipe (26) mostrou que, para iniciar a nova fase, o primeiro alimento escolhido foi a manga. O bebê então foi sentado em um cadeirão para experimentar a fruta. Surpreendendo a todos, José Leonardo não fez cara feia e logo colocou o pedaço em sua boca.

Segundo o Dr. Miguel Liberato, endocrinologista pediátrico, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aconselha o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Na impossibilidade do leite materno, a escolha de fórmulas infantis adequadas para cada fase do desenvolvimento é fundamental para a evolução da criança.

"A introdução de novos alimentos é preconizada, preferencialmente, após os seis meses, de forma a complementar às mamadas. Esse processo de oferecer outros alimentos à criança que até então só mamava, é chamado de introdução alimentar", explica.

O Dr. Miguel esclarece a recomendação da OMS para começar com a introdução alimentar neste período: "O bebê já é capaz de sustentar a cabeça, sentar, tem um desenvolvimento motor, neurológico e deglutição melhor, além de ser mais curioso para descobrir e provar coisas novas". O especialista responde se a escolha de Virginia Fonseca em começar esta fase com uma manga foi assertiva. 

"Sim. O ideal é escolher alimentos ricos em nutrientes como frutas, legumes e até a comida semelhante à do resto de casa, mas com a preparação separada, sem adição de sal e condimentos", finaliza o Dr. Miguel Liberato ao avaliar a introdução alimentar do filho da apresentadora Virginia Fonseca.

Leia mais em: Médico explica tratamento da doença que afetou o filho de Virginia Fonseca: 'Essencial'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Dr. Miguel Liberato

Dr. Miguel Liberato é endocrinologista pediátrico formado em Pediatria (CRM 170830) na Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e título pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor do curso de Medicina da Faculdade das Américas e da pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica no Instituto Superior de Medicina (ISMD).

Virginia Fonseca Zé Felipe Virginia Fonseca Introdução Alimentar Pediatra

Leia também

Médico explica se o diagnóstico de Fabiana Justus pode impactar a remissão do câncer: 'Exceções'

Médico alerta sobre sintomas do diagnóstico de Tony Bellotto: 'De maneira repentina'

Especialista alerta riscos de atitude de Pedro Scooby com o filho: 'Pode trazer trauma'

Namorada de Benício Huck atualiza quadro de saúde após relatar fortes dores de cabeça

BBB 25: Eva e Renata se desentendem no Quarto Nordeste: "Muito sentida"

Fafá de Belém cancela palestra em evento após diagnóstico: "Falta de ar"