ENTENDA!

Médico explica diagnóstico que Isadora Cruz enfrentou: 'Forma mais grave'

Em entrevista à CARAS Brasil, o urologista Octavio Henrique Arcos Campos detalha o diagnóstico de infecção urinária que Isadora Cruz já enfrentou

Octavio Henrique Arcos Campos

por Octavio Henrique Arcos Campos

Publicado em 14/01/2025, às 13h10

A atriz Isadora Cruz - Foto: Reprodução/Instagram @isadoracruz

No ar como a fogosa Roxelle de Volta por Cima (Globo), Isadora Cruz (26) passou por um susto relacionado à sua saúde em 2023. A atriz enfrentou o diagnóstico de uma pielonefrite aguda e, à época, precisou ser internada duas vezes.

Em entrevista à CARAS Brasil, o urologista Octavio Henrique Arcos Campos explica que a infecção urinária pode evoluir para a pielonefrite aguda, como aconteceu com Isadora Cruz. O médico diz que é preciso ter atenção em relação a esse diagnóstico.

"A atriz enfrentou uma infecção urinária que evoluiu para pielonefrite aguda, uma forma mais grave que atinge os rins. Esse problema é mais comum do que se imagina e merece atenção, já que pode trazer sérias complicações se não tratado."

Leia também: Isadora Cruz confessa ser muito fã de Drica Moraes: 'Presto atenção nela, vejo como ela faz'

O especialista ainda explica que a infecção urinária acontece devido a bactérias que chegam no trato urinário. Apesar de ter diversos fatores que possam motivar a condição, os mais comuns podem estar relacionados a segurar o xixi e, até mesmo, relações sexuais.

"A infecção urinária ocorre quando bactérias, principalmente a Escherichia coli, chegam ao trato urinário. Isso pode acontecer por diversos fatores como segurar o xixi por muito tempo, relações sexuais ou, no caso das mulheres, por fatores anatômicos, já que a uretra é mais curta e próxima ao ânus", completa.

Na época da infecção, a atriz usou suas redes sociais para dizer que vinha sentindo dores na região das costas e seguiu a vida normalmente, achando que poderia ser uma dor muscular. Porém, ao acordar com febre e uma dor intensa, decidiu ir ao hospital.

"É uma doença que muitas vezes pode ser silenciosa e se não tratada adequadamente, pode desencadear insuficiência renal crônica ou em casos mais graves, a infecção pode se espalhar pelo corpo e causar falência múltipla de órgãos", alertou.

Leia mais em: Protagonista de Mar do Sertão, Isadora Cruz comemora diversidade na TV: 'Esperança'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA ATRIZ ISADORA CRUZ EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Octavio Henrique Arcos Campos

Dr. Octavio Henrique Arcos Campos: Médico Urologista (CRM 141371) do corpo clínico dos principais hospitais de São Paulo entre eles, Sírio-Libanês, Einstein, Oswaldo Cruz e 9 de Julho. É assistente do Setor de Urologia do Hospital Servidor Público Municipal (HSPM). Professor do Curso de Medicina da UniNove. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Atua principalmente na Área de Saúde do Homem e Cirurgia Minimamente Invasiva (Cirurgia Robótica). Realiza pesquisa clínica em câncer de próstata. Residência Médica em Urologia pelo HSPM. Residência Médica em Cirurgia Geral pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Possui trabalhos publicados em congressos, artigos publicados em periódicos e capítulos de livros. Experiência no Exterior: Clerkship em Harvard Medial School, Boston, EUA.

infecção urinária Isadora Cruz urologista

Leia também

Oncologista explica nova fase do tratamento de Kate Middleton: 'Acompanhamento médico frequente'

Dentista analisa novo sorriso de João Guilherme: 'Não tem cara de artificialidade'

Médico alerta sobre hábitos de Joselma, do BBB 25: 'Pode destruir silenciosamente'

Vitória Strada desabafa sobre diagnóstico de doença: 'Horrível'

Nutricionista explica 'piriri' de Ana Maria Braga e alerta: 'Poderia levar a coisas mais graves'

Médico diz que caso de Virginia Fonseca ilustra como é possível harmonizar saúde e estética