SAIBA MAIS!

Médico explica complicações de doença autoimune de Betty Faria: 'Pode destruir completamente'

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings também exemplifica como a doença autoimune pode afetar Betty Faria

Dr. Fabio Jennings

por Dr. Fabio Jennings

Publicado em 16/10/2024, às 15h15

A atriz Betty Faria - Foto: Reprodução/Instagram @bettyfariaoficial

No ar em Volta por Cima (Globo), a atriz Betty Faria (83) já revelou lidar com a artrite reumatoide, uma doença autoimune, há anos. A condição, caso não seja devidamente tratada, pode trazer graves complicações para seus portadores, independente da idade.

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico reumatologista Fabio Jennings afirma que é de extrema importância fazer o diagnóstico e tratamento adequados para a doença. Betty Faria, por exemplo, já convive com a artrite reumatoide há mais de 9 anos.

"A artrite reumatoide é progressiva e deformante podendo destruir completamente as articulações afetadas caso não seja diagnosticada e tratada adequadamente. Como consequência, ocorre a perda da capacidade para realizar atividades da vida diária e de trabalho, muitas vezes irreversíveis."

Leia também: Betty Faria convive com doença autoimune há anos; saiba sintomas e tratamento

"Além das articulações, a doença mais grave pode comprometer outros órgãos como pulmões, olhos e coração. E por conta do processo inflamatório crônico, há um aumento do risco de infarto e AVC em comparação com a população em geral. Daí, a importância de se controlar efetivamente a inflamação da doença", completa o especialista.

Ele ainda acrescenta que a doença costuma se iniciar em adultos entre 20 e 40 anos, sendo menos comum de começar após os 60. Mesmo assim, é importante controlar a progressão da artrite reumatoide, também conhecida como AR.

"O controle da progressão da doença é fundamental para que, nas idades mais avançadas, as deformidades e consequências da artrite reumatoide, sejam evitadas ou minimizadas", afirma. "Normalmente há o envelhecimento do sistema locomotor e o aparecimento de condições crônicas como doenças do coração e diabetes. Caso a artrite reumatoide não seja controlada, se somará aos problemas do envelhecimento."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE BETTY FARIA NO INSTAGRAM:

Dr. Fabio Jennings

Dr. Fabio Jennings é médico reumatologista (CRM 86539 SP) do corpo clínico do Albert Einstein com Especialização em Medicina Esportiva pela Universidade de Stanford- California (EUA) e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atua também como ⁠Supervisor e Assistente da residência de reumatologia da Unifesp e como ⁠coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de reumatologia e coordenador da comissão de coluna vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Betty Faria Betty Faria artrite reumatoide

Leia também

MC Mirella atualiza seu estado de saúde após internação por gastroenterite

Jojo Todynho relata 'qualidade de vida' um ano após cirurgia bariátrica

Selena Gomez revela motivo ‘sombrio’ para evitar dormir em seu próprio quarto

Vera Viel agradece equipe médica após receber alta do hospital: 'Anjos na terra'

Virginia revela que escondeu sofrimento de seus seguidores: 'Chorava'

Como está Vera Viel? Esposa de Rodrigo Faro recebe alta após remover tumor