ENTENDA!

Médico alerta possíveis complicações para Lula após queda: 'Sangramento pode aumentar'

Em entrevista à CARAS Brasil, o reumatologista Fabio Jennings também elenca medidas importantes para se evitar acidentes domésticos como o de Lula

Dr. Fabio Jennings

por Dr. Fabio Jennings

Publicado em 28/10/2024, às 13h20

O presidente Lula - Foto: Getty Images

Luiz Inácio Lula da Silva (79), mais conhecido como Lula, sofreu um acidente doméstico no início de outubro e acabou batendo a cabeça. A queda do presidente acende um alerta para as possíveis complicações que a situação pode trazer.

Segundo o médico reumatologista Fabio Jennings, foi de extrema importância que Lula ficasse sob observação especializada após ter sofrido a queda em casa. O político chegou a cancelar compromissos, já que teve sangramentos pequenos no crânio.

"No caso do presidente, ele teve trauma na região do pescoço e o impacto levou a sangramentos pequenos dentro do crânio. Nesses casos, deve-se deixar em observação porque esses sangramentos podem aumentar com o passar dos dias", explica, em entrevista à CARAS Brasil.

Leia também: Médico de Lula revela como aconteceu o acidente doméstico com o presidente

Além disso, o especialista afirma que é possível que aconteçam outras complicações, especialmente quando pessoas já com a idade avançada passam por quedas. Segundo Jennings, isso pode apresentar alguns riscos.

"Traumatismos cranianos e cervicais com a possibilidade de lesão da medula vertebral ou do encéfalo e de sangramentos intracranianos; fraturas graves como de fêmur e de coluna que determinam um aumento do risco de mortalidade de idosos; traumas abdominais e torácicos afetando órgãos internos; e ferimentos corto-contusos levando a hemorragias", acrescenta.

Foto: Getty Images

 

Em 20 de outubro, Lula viajaria para Kazan, na Rússia, para uma reunião da cúpula do Brics. No entanto, no sábado, 19, o presidente caiu no banheiro de casa e foi encaminhado para o Hospital Sírio-Libanês da capital. Apesar do caso não ter sido considerado grave, ele levou três pontos na parte de trás da cabeça e recebeu acompanhamento médico.

Leia mais em: Veja como ficou a cicatriz na cabeça de Lula, após acidente doméstico

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:

Dr. Fabio Jennings

Dr. Fabio Jennings é médico reumatologista (CRM 86539 SP) do corpo clínico do Albert Einstein com Especialização em Medicina Esportiva pela Universidade de Stanford- California (EUA) e mestrado e doutorado pela Universidade Federal de São Paulo- Unifesp. Atua também como ⁠Supervisor e Assistente da residência de reumatologia da Unifesp e como ⁠coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de reumatologia e coordenador da comissão de coluna vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

lula Acidente Doméstico

Leia também

Eduardo Suplicy revela diagnóstico e médica explica tipo de câncer do deputado: 'Alto potencial curativo'

Eduardo Suplicy revela diagnóstico de câncer e detalha tratamento

Priscila Fantin se emociona ao revelar ‘milagre’ após conhecer o marido: ‘Me curei’

Bianca Bin revela segredo para manter a boa forma: 'Sem academia'

Isis Valverde celebra vitória com a mãe, que luta contra o câncer: ‘Vencemos’

Família fitness: Marcio Garcia relembra momento de malhação com os filhos