CUIDADOS

Médica explica diagnóstico que José Loreto carrega há duas décadas: 'Controle'

José Loreto faz controle da doença diagnosticada quando ele tinha 14 nos

Dr. Cibele Spinelli

por Dr. Cibele Spinelli

Publicado em 24/01/2025, às 17h16

José Loreto tem diabetes tipo 1 - Foto: Thiago Mattos/AgNews)

José Loreto (40) foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 14 anos de idade. Atualmente, o ator leva uma vida dentro do normal, seguindo recomendações médicas para manter a qualidade. Ele, no entanto, segue uma alimentação saudável, já que nem todo tipo de alimento é recomendado para quem tem a doença. 

Em entrevista à CARAS Brasil, a Médica nutróloga Dra. Cibele Spinelli explica que a diabetes pode se manifestar através de sintomas clássicos que podem ser confundidos com outras doenças. Um exame laboratorial pode ser recomendado por um especialista em casos suspeitos. 

"O diagnóstico da diabetes tipo 1 é feito através de exames laboratoriais, como a dosagem da glicemia de jejum, hemoglobina glicada (HbA1c) e teste de glicose aleatória e sinais e sintomas clínicos. Na maioria dos casos, o diabetes tipo 1 é identificado devido a sintomas clássicos como sede excessiva (polidipsia), urina em excesso (poliúria), perda de peso inexplicada e cansaço. A confirmação pode incluir testes para detectar anticorpos, que indicam a destruição autoimune das células beta do pâncreas, características dessa condição", explica. 

O ator de novelas da Globo, visto ao deixar o teatro com Alane Dias, do BBB 24, aplica a própria insulina para melhor controle. A médica explica que após o diagnóstico, os pacientes são treinados para garantir rapidez e segurança no controle da glicemia. 

"Sim, todo paciente diabético tipo 1 é treinado para aplicar sua própria insulina. Esse treinamento é essencial para garantir segurança, eficácia e autonomia no controle da glicemia. A equipe médica ensina técnicas de aplicação, como o uso de seringas, canetas ou bombas de insulina, bem como o ajuste de doses conforme a glicemia capilar e a ingestão de alimentos", diz. 

Qual a diferença da diabetes tipo 1 para 2?

De acordo com a especialista, a doença não escolhe idade e pode ser diagnosticada em crianças e adultos jovens, no caso do tipo 1. O tipo 2 envolve mais questões genéticas, sendo comum em adultos. 

"A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, em que o corpo destrói as células beta do pâncreas responsáveis pela produção de insulina. Geralmente aparece em crianças, adolescentes ou adultos jovens. Já a diabetes tipo 2 está relacionada à resistência à insulina, que ocorre principalmente devido a fatores como obesidade, sedentarismo e predisposição genética. É mais comum em adultos, mas vem crescendo entre os jovens devido aos hábitos de vida atuais", conclui.    

VEJA PUBLICAÇÃO RECENTE DE JOSÉ LORETO:

LEIA TAMBÉM: Danielle Winits encanta ao posar com os filhos em viagem da família

Dr. Cibele Spinelli

Dra. Cibele Spinelli é Médica nutróloga, com Residência em Clínica Médica pelo HRPP e Estágio de Nutrologia pela USP Ribeirão Preto; Pós graduação em Nutrologia pela ABRAN Título de especialista em nutrologia; Coordenadora Pós graduação em Saúde da mulher. CRM 139.680/RQE 79.239

José Loreto José Loreto

Leia também

Caso Padre Fábio de Melo: psicóloga explica por que a depressão pode voltar

Médica explica os principais fatores para diagnóstico de Lexa: 'Diretamente ligados'

Médico alerta para cuidados após Gracyanne Barbosa sofrer lesões no bumbum: 'Aumenta o risco'

Médico explica possíveis complicações da doença de Dani Valente: 'Indiretamente'

Faustão recebe alta hospitalar após internação para tratar infecção

Isabel Veloso relata aumento de sintomas do câncer: 'Não é fácil'