Em entrevista à CARAS Brasil, a nutróloga Cibele Spinelli explica o que é a dieta da cantora Maiara, que tem preocupado fãs com seu emagrecimento
Maiara (36), da dupla com Maraisa (36), tem se tornado assunto devido ao seu emagrecimento —chegando até a preocupar alguns fãs com as mudanças no corpo. A sertaneja adotou uma dieta cetogênica, que, apesar do resultado, pode apresentar alguns riscos à saúde se seguida a longo prazo.
Em entrevista à CARAS Brasil, a nutróloga Cibele Spinelli explica que, quando mantiga por períodos prolongados, a dieta adotada por Maiara pode se tornar prejudicial. Ela alerta que, a redução extrema de carboidratos e outros fatores que envolvem a prática, podem levar a deficiências nutricionais.
"Há um risco de sarcopenia, ou seja, a perda de músculo e força muscular, especialmente em indivíduos que seguem essa dieta por muito tempo sem controle. A falta de nutrientes essenciais no longo prazo pode impactar negativamente a saúde", afirma.
Leia também: Maiara revela se é possível ser amiga de ex após climão com fã: 'Curar feridas'
"A dieta cetogênica pode ser prejudicial quando mantida por períodos prolongados. A restrição extrema de carboidratos e a possível carência de nutrientes, como vitaminas, podem levar a deficiências nutricionais", acrescenta a especialista.
Spinelli explica que a dieta cetogênica é um tipo de alimentação em que a quantidade de carboidratos ingeridos é muito baixa, enquanto a de gorduras é alta e a de proteínas é moderada. A prática foi adotada pela cantora Maiara.
"Em sua forma tradicional, ela permite apenas uma pequena quantidade de carboidratos por dia (cerca de 10 a 15 gramas), o equivalente a uma fatia de pão pequeno, e o restante das calorias vem principalmente de gorduras, como as encontradas em carnes, queijos, óleos e abacate."
"O objetivo dessa dieta é fazer com que o corpo entre em um estado chamado cetose. Nesse estado, em vez de usar carboidratos como principal fonte de energia, o corpo passa a usar gordura. Esse processo pode ajudar na perda de peso e melhorar alguns aspectos da saúde, porém, uma estratégia que deve ser feita por um curto período de tempo", completa.
Leia mais em: Maiara e Maraisa vão se separar? Equipe da dupla se pronuncia após previsão de sensitiva
Sabrina Sato pode sofrer alteração na libido com gravidez após os 40? Médica explica
Bailarina de Claudia Leitte, que morreu aos 21 anos, tinha lúpus e médico alerta: ‘Pode ser fatal’
Sthefany Brito proíbe visitas ao filho recém-nascido; médica pontua: 'Pode ser grave'
Enquanto trata leucemia, Fabiana Justus faz lista de planos para o futuro
James Van Der Beek revela que está com câncer colorretal aos 47 anos
Filipe Bragança detalha processo que o levou à transformação física radical para filme