CARAS Brasil
QUANDO SE PREOCUPAR?

Médica alerta para menopausa precoce de Naiara Azevedo: 'Mais comum do que muita gente imagina'

A cantora Naiara Azevedo chocou ao revelar que entrou na menopausa aos 28 anos; em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Camila Ribeiro explica o caso

Dra. Camila Ribeiro

por Dra. Camila Ribeiro

Publicado em 03/04/2025, às 12h54 - Atualizado em 04/04/2025, às 10h37

Naiara Azevedo revelou que começou a sentir muito calor antes de descobrir que entrou na menopausa - Foto: Divulgação/ Globo
Naiara Azevedo revelou que começou a sentir muito calor antes de descobrir que entrou na menopausa - Foto: Divulgação/ Globo

A cantora Naiara Azevedo, de 35 anos, surpreendeu ao revelar que foi diagnosticada com menopausa precoce aos 28 anos. Esta é uma condição que afeta as mulheres abaixo dos 40 anos e é caracterizada com o momento em que os ovários param de funcionar e a menstruação é interrompida de forma permanente.

Em entrevista à CARAS Brasil, a Dra. Camila Ribeiro, médica endocrinologista, explica o quadro da artista. Naiara Azevedo contou que percebeu que tinha algo diferente em seu corpo quando começou a sentir muito calor. 

"Com 28 anos de idade, eu tive alguns sintomas que me trouxeram um alerta. Como eu descobri a menopausa precoce? Eu comecei a sentir muito calor. Eu acordava suando. Era um calor insuportável, parecia que meu pescoço estava pegando fogo, ia e voltava", confessou em entrevista ao Jornal O Globo. 

À CARAS Brasil, a Dra. Camila Ribeiro explica que a menopausa é uma transição natural na vida da mulher, marcada pelo fim da menstruação e da fase reprodutiva, mas não é só isso. Ela traz uma mudança hormonal importante e, com ela, sintomas físicos e emocionais que podem impactar bastante o dia a dia.

Segundo a especialista, não é algo incomum mulheres entrarem na menopausa cedo: "É mais comum do que muita gente imagina. Embora a menopausa geralmente aconteça por volta dos 50 anos, algumas mulheres passam por esse processo antes dos 40, o que chamamos de menopausa precoce".  

A endocrinologista avalia que a menopausa precoce pode acontecer por genética, doenças autoimunes, cirurgias no ovário, quimioterapia ou sem motivo aparente. "Quando ouvi o relato da Naiara, me lembrei de tantas pacientes que chegam ao consultório sem entender o que está acontecendo com o corpo", afirma. A Dra. Camila destaca os principais sintomas relatados por essas mulheres.

"Na verdade, a mulher percebe claramente que algo 'entrou em pane', mas não sabe ao certo do que se trata. E sim, pode ser menopausa mesmo em mulheres muito jovens. Por isso, informação e diagnóstico precoce fazem toda a diferença", finaliza a Dra. Camila ao avaliar o caso da cantora Naiara Azevedo.

Leia mais em: Naiara Azevedo exalta amadurecimento após o BBB 22: 'Aprendi a fazer por mim'

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO À CARAS BRASIL NAS REDES SOCIAIS:

 

Dra. Camila Ribeiro

Dra. Camila Ribeiro é médica (CRM 52879568) nutróloga, endocrinologista e infectologista. Formada na Universidade Iguaçu (UNIG), possui 15 anos de experiência no mercado; Há 10 anos, trabalha com o método de emagrecimento e possui também sólida experiência na área de Medicina Integrativa e com foco em injetáveis e implantes hormonais e não hormonais. Fez residência em Infectologia na FIOCRUZ, e tem especialização em Endocrinologia pelo IPEMED. Camila também é especializada pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e tem formação em Ortomolecular com o Dr. Artur Lemos. Ela também tem sólida experiência em Gestão na Área Pública, já tendo ocupado os cargos de Diretora do Departamento Médico da Alerj, Secretária Executiva de Saúde do Município de Japeri e Diretora do Hospital de Lajes de Paracambi.

Naiara Azevedo Naiara Azevedo menopausa endocrinologista Precoce

Leia também

Médico explica diagnóstico que acabou com carreira de Gustavo Kuerten, o Guga: 'Considerada grave'

Com câncer, Isabel Veloso volta a praticar exercícios físicos: "Ajuda nas dores"

Médico explica diagnóstico e possíveis causas da morte da atriz Lúcia Alves: 'Alta letalidade'

Médica alerta sobre diagnóstico de Ana Maria Braga: 'Só abandona após susto'

Médico explica relação entre câncer e trombose após morte da miss Nabila Furtado: ‘Risco’

Médica explica o que fazer diante de diagnóstico semelhante ao de Klara Castanho: 'Evitar'