Preocupada com as questões ambientais e sociais, Maria Antonia se dedica quase integralmente ao projeto e conta com o apoio de amigos e familiares
Há nove anos à frente do Instituto Verdescola, ONG que tem como missão promover a educação por meio de projetos socioeducativos para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, Maria Antonia Civita viu, com lágrimas nos olhos, um de seus maiores sonhos se tornar realidade, na quinta-feira, dia 24. E ele tomou forma como um moderno prédio de 3 000 metros quadrados, com 36 ambientes, entre eles biblioteca, brinquedoteca, sala de vídeo, de música e de informática, além de uma grande quadra poliesportiva, todos construídos com muito amor e muitas cores na Vila do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. É ali que cerca de 600 alunos permanecem no contraturno escolar, aprimorando o conhecimento e almejando, por meio de diversas atividades, um futuro melhor para eles e suas famílias. “A expectativa para a inauguração era enorme, porque é um local onde as crianças ficam quando os pais estão trabalhando. Elas convivem e interagem entre si, sempre com educadores, através de jogos e muita leitura. Então, é um mundo novo que se abre”, disse ela, que é fundadora da instituição.
Durante o dia todo, o clima era de festa: crianças, com seus pais e mães, tomaram conta do lugar e olhavam, emocionadas, as dependências do prédio. Elas se divertiram com brincadeiras, dançaram e se deliciaram com algodão-doce, bolo de fubá, picolés, pipoca e refrigerante. “Tudo está sensacional, fantástico e ficou melhor do que eu imaginava. Esse projeto é a minha paixão”, pontuou Maria Antonia, acompanhada da filha Marina Teixeira (36) e da neta Catarina (2).
No sábado, dia 26, a festa continuou para autoridades e parceiros do projeto, entre eles os arquitetos Jóia Bergamo (53), Brunete Fraccaroli (49), Denise Barreto (55) e Leo Shehtman (56), todos liderados pela diretora de relações com o mercado da Casa Cor, Cristina Ferraz (69). “É muito gratificante poder usar nossa criatividade e nossa arte para trazer alegria, cultura e experiências novas para as crianças”, afirmou Brunete, responsável pela brinquedoteca. Entre os presentes na cerimônia, que se iniciou com o Hino Nacional, executado pela Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Matos, estavam o empresário Abilio Diniz (77) com a amada, Geyse (42), e os filhos João Paulo (50), Pedro Paulo (43) e Ana Maria (52), o prefeito de São Sebastião, Ernane Bilotte Primazzi (58), o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em exercício, Nelson Baeta Neves Filho, representando o governador Geraldo Alckmin (61), o gerente executivo de responsabilidade social da Petrobras, Armando Tripodi (55), representando a presidente da estatal, Graça Foster (60), a superintendente da ONG, Ana Beatriz Harley (35), a colunista de design Mônica Barbosa (52) e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. “Temos certeza que vamos colaborar para que as pessoas tenham uma qualidade de vida melhor e que vamos poder amparar essas crianças. Me sinto emocionado por estar aqui”, falou Abilio, citano a sua mulher, que é do conselho administrativo.
Durante seu discurso, Maria Antonia relembrou o saudoso empresário e jornalista Roberto Civita (1963–2013), diretor editorial e presidente do conselho de administração do Grupo Abril, com quem foi casada. “Não poderia deixar de agradecer ao meu marido Roberto, que foi o grande mentor, incentivador e apoiador deste projeto. Ele fez crescer a semente que hoje é o Verdescola, nome criado por ele. Roberto viveu para educar. Ele queria um Brasil melhor através da educação. Sei que ele estaria orgulhoso de ver como a sede do Verdescola se tornou uma realidade”, declarou ela, emocionada. Para encerrar a solenidade, a orquestra de cordas do projeto interpretou Cânon em Ré Maior, peça barroca do alemão Johann Pachelbel (1653–1706), arrancando aplausos calorosos dos convidados e autoridades.
Especialista explica luto de Alexandre Pires, que perdeu o pai: 'Equilíbrio delicado'
Bruna Biancardi revela que começou processo de desmame da filha e médico alerta para cuidados
Caso João Rebello: psicóloga explica processo de luto um mês após morte do ex-ator mirim
Gugu Liberato foi diagnosticado com doença grave antes de sua morte
Após infecção, Elton John fala sobre perda de visão em olho
Apresentadora de TV emociona com relato de tumor raro: “Sortuda”