EITA!

Especialista faz alerta a ex-BBB que pratica jejum de 12 horas com os filhos

Em entrevista à CARAS Brasil, Fernanda Larralde e Pollyana Esteves analisam decisão da ex-BBB Adriana Sant'Anna em praticar jejum intermitente

CARAS Brasil Publicado em 26/06/2024, às 15h40

A ex-BBB Adriana Sant'Anna ao lado dos filhos, Linda e Rodrigo - Foto: Reprodução/Instagram @santanaadriana

Adriana Sant'Anna, ex-participante do BBB 11, se tornou assunto na web após contar que faz um jejum de 12 horas com os filhosLinda (6) e Rodrigo (8), fruto do relacionamento com o ex-BBB Rodrigão. A influenciadora, que também é adepta do jejum intermitente, afirmou que os herdeiros têm acompanhamento médico para seguir a dieta.

A nutricionista Fernanda Larralde alerta que as crianças estão em fase de crescimento e, por isso, têm uma demanda energética maior e precisam de mais glicose. "É realmente necessário que haja um acompanhamento nutricional extremamente cuidadoso e detalhado", afirma a profissional da empresa BioMundo, em entrevista à CARAS Brasil.

Larralde diz que, para a prática não causar problemas, deve existir um acompanhamento médico com exames periódicos, ter um bom desenvolvimento, estar saudável, e, caso seja necessário, recorrer a uma suplementação. A nutricionista Pollyana Esteves acrescenta que não existe estudos que comprovem risco para crianças aderirem ao jejum, porém, ela afirma não ser a favor da prática.

Leia também: Aos prantos, ex-BBB Adriana Sant'Anna revela que mãe foi feita refém por bandidos 

"Nós deveríamos respeitar o corpo e o ciclo normal. Todos nascemos com um ciclo e um corpo individual", diz Esteves. "O ideal é comer quando se tem fome e parar quando está satisfeito. O tempo que a pessoa demora para sentir fome vai do corpo de cada um. O certo seria fazer um jejum fisiológico. Comer quando seu corpo quer."

"Existe uma controvérsia muito grande sobre o jejum intermitente, quem pode fazer, qual seria o melhor protocolo", completa a Larralde. "É preciso analisar isso com muito cuidado. [Por exemplo], gestantes e diabéticos tipo um não devem aderir, entretanto existem pessoas que podem ser beneficiadas."

A nutricionista explica que pacientes com síndrome metabólica e obesos podem ter benefícios da prática, quando acompanhados cuidadosamente por um profissional. Por outro lado, ela diz que a adesão do jejum intermitente pode não ser tão benéfico para pessoas que lidam com a ansiedade.

A ex-BBB aderiu a estratégia alimentar com restrição de tempo em abril deste ano, e costuma compartilhar suas experiências com os seguidores nas redes sociais. Recentemente, ela compartilhou uma foto de sua geladeira e explicou que os filhos costumam acordar sem fome.

"Isso pode acontecer devido a um hábito da criança, da casa e da própria família", acrescenta Larralde. No caso de adultos, a nutricionista diz que "existem estudos trazendo que o café da manhã é uma refeição importante para quem deseja emagrecer, manutenção do peso, proporcionando saciedade ao longo do dia".

Ainda na publicação, a ex-BBB também afirmou que ovos são um ingrediente indispensável no dia a dia de sua família. Esteves diz que o alimento é excelente para a dieta. "O ovo tem várias vitaminas, algumas inclusive que só se encontram nele e são importantíssimas para a visão, para a questão neurológica, para massa muscular. O ovo não tem risco nenhum de fazer mal para a saúde. É importante colocar na alimentação desde pequenos."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA EX-BBB ADRIANA SANT'ANNA NO INSTAGRAM:

ex-BBB Nutricionista Adriana Sant'Anna Jejum intermitente

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"