Veja como ter pele perfeita e bonita mesmo após os 20 anos de idade

Aliar alimentação saudável, incluindo alguns alimentos específicos, a uma rotina diária de cuidados é essencial para a saúde e beleza da sua pele. Dermatologista e uma esteticista dão dicas. Confira

Ana Carolina Gabriel Publicado em 08/06/2013, às 13h45 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Luiza Brunet e Naomi Campbell são algumas das famosas consideradas ícones de beleza - Foto-montagem

Beleza não é sinônimo de idade! Modelos e atrizes que já passaram dos 20 e poucos anos, como Luiza Brunet e Naomi Campbell, por exemplo, exibem corpo perfeito e uma pele sem imperfeições e mostram que é possível conservar a beleza da idade por mais tempo. “Algumas mulheres são ainda consideradas ícones de beleza porque sabem da importância dos cuidados em relação à exposição solar, alimentação balanceada e a prática de exercício físico, que em conjunto, retardam o envelhecimento e promovem uma melhor qualidade de vida, refletindo também na estética”, explica Irene Dantas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por isso, ter alguns cuidados diários é essencial para manter a pele saudável e bonita sempre. Conversamos com uma dermatologista e uma esteticista para trazer algumas dicas práticas e infalíveis:

Limpeza da pele: Higienizar o rosto adequadamente remove impurezas adquiridas ao longo do dia. “É preciso usar produtos indicados para cada tipo de pele. Essa limpeza deve ocorrer de manhã e a noite. Esfoliar duas vezes por semana para controlar a oleosidade e retirar células mortas, além de tonificar a pele para equilibrar o ph é essencial”, recomenda Alice Carvalho, esteticista.

Contra raios do sol: Passar diariamente o filtro solar é extremamente essencial. É ele quem previne manchas e danos causados pelo raios solares. “Utilizar FPS de 15 a 30 é suficiente. Evitar o sol em horários mais intensos, afinal, ele é um dos principais causadores de manchas e envelhecimento da pele”, diz Alice.

Cuide da alimentação: Um cardápio de qualidade e sem frituras contribui tanto para o perfeito desenvolvimento do corpo quanto para a saúde estética. “Alimentação balanceada reflete diretamente na pele. Ela deve ser rica em vitaminas e aminoácidos essenciais para saúde, como por exemplo vitaminas A, C e E, zinco e biotina”, recomenda Irene.

Creme antienvelhecimento: Variedade de marcas que prometem rejuvenescimento é o que não faltam. Aplicá-los durante a noite contribui ainda mais para o resultado. “Vale também nutrir a pele com anti-age de qualidade para fazer a regeneração celular. Aplique durante o sono, pois é nesse momento que o nosso organismo trabalha para a regeneração”, diz Alice.

Água faz bem: Ingira aproximadamente 2 litros de água por dia. “Ela hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo”, diz Aline. Ela ainda recomenda o consumo de alimentos ricos em isoflavonas como por exemplo, os derivados de soja. “Eles são antioxidantes e retardam o envelhecimento”, explica.

As frutas vermelhas como o morango, uva e açaí, por exemplo, melhoram a circulação sanguínea e contribuem para a beleza da pele. “Outras opções são as folhas verdes, como couve, espinafre e rúcula, que ajudam na eliminação de toxinas, além dos alimentos que contém ômega 3, que auxiliam no processo inflamatório, como por exemplo, prevenção de celulite e acnes”, sugere Aline.

Bem-estar e Saúde beleza Beleza [17546] Pele - Cuidados [19940] Pele - Cuidados

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"