SAIBA MAIS!

Cólicas menstruais intensas podem ser endometriose? Especialista explica

Em entrevista à CARAS Brasil, a ginecologista Fabiane Gama explica a relação das cólicas menstruais com os sintomas da endometriose

Dra. Fabiane Gama

por Dra. Fabiane Gama

Publicado em 17/07/2024, às 09h05

Mulher sentindo cólicas menstruais - Foto: Getty Images

A endometriose é uma condição comum que atinge diversas mulheres no Brasil —inclusive, famosas como Patrícia PoetaLarissa Manoela Anitta já revelaram terem sido diagnosticadas com a condição. Porém, ainda existem dúvidas quanto aos seus sintomas e se as cólicas menstruais podem ser um deles. 

A médica ginecologista Fabiane Gama explica que sentir maior intensidade de dor nas cólicas menstruais é um dos principais sinais da endometriose. "Maior instensidade de cólicas menstruais é um de seus principais sintomas clínicos", afirma, em entrevista à CARAS Brasil.

Anitta contou sobre o diagnóstico de endometriose em julho de 2022. Na época, a cantora disse que descobriu a condição após passar nove anos sofrendo com cólicas menstruais severas e fortes dores abdominais.

Leia também: Quais são os primeiros sinais da endometriose? Especialista explica

Em entrevista ao Fantástico, ela comentou ter tomado três remédios para dor apenas para a conversa. "Não pode fazer muito esforço por um mês. Tive que cancelar muita coisa, mas era isso ou morrer de dor não, só depois do ato, mas também quando menstrua. Precisávamos agir rápido. Nove anos nesse sofrimento."

Além da cólica mais intensa, outros sintomas como a dor pélvica, dor na região lombar, dor ao defecar ou urinar, e até mesmo dores durante relações sexuais podem aparecer. Apesar disso, é importante fazer um acompanhamento médico para receber o diagnóstico preciso.

O QUE É A ENDOMETRIOSE?

A especialista afirma que a endometriose acontece quando o tecido endométrio, camada responsável por revestir a parede do útero, cresce para fora dele. Esse tecido pode então aparecer em outras partes do corpo como ovários, tubas uterinas ou até mesmo no intestino.

A médica acrescenta que a causa da doença ainda não é conhecida, e pode depender de alguns fatores diferentes. "Sua causa ainda é desconhecida, podendo ter fatores genéticos e/ou multifatoriais", explica Fabiane Gama.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DA MÉDICA GINECOLOGISTA FABIANE GAMA NO INSTAGRAM:

Dra. Fabiane Gama

Dra. Fabiane Gama é ginecologista geral (CRM/RS 34580 - CRM 52-124302-0/RJ), regenerativa funcional e estética íntima com graduação em medicina e especialização em Ginecologia e Obstetrícia pela UCPEL. Pós-graduada em medicina estética pela Isbrae e preceptora do programa de residência médica no período de atuação na UCPEL e UFPEL. Atua como docente de cursos na área de laserterapia na disfunção urogenital e estética íntima e professora e coordenadora nacional do curso de pós-graduação de Ginecologia Regenerativa e Estética Íntima da MEDPOS- BRASIL. É também diretora médica da Alife Clínica Médica. 

Endometriose cólicas menstruais

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"