Setembro Amarelo

Cleo lança alerta sobre depressão e faz apelo aos fãs: ''Suicídio pode ser prevenido''

Artista mostrou se importar com a saúde mental

CARAS Digital Publicado em 08/09/2018, às 19h09 - Atualizado às 20h09

Cleo - Reprodução / Instagram

Neste Setembro Amarelo, a sociedade lança alertas e discute a saúde mental.

Cleo aderiu ao movimento e, neste sábado, 8, resolveu publicar em seu Stories no Instagram dados sobre depressão, suicídio e ansiedade. 

Em uma primeira foto, mostrou dados sobre suicído, e declarou que 79% das vítimas são homens, e 21% mulheres. Depois, ainda ressaltou que a perspectiva é que, em 2020, a maior causa de afastamento do trabalho será a depressão.

A cantora também informou que a cada 10 suicídos, 40 a 60 tentativas são feitas. 90% dos casos podem ser prevenidos com auxílio psicológico. É importante notar que, mesmo que a pessoa tente suicídio e depois diga que está bem, ela deve ter um tratamento, pois o comum é fingir uma melhora antes de tentar a morte.

A musa enfatizou que o Brasil é o país com maior número de pessoas com ansiedade: quase 10% da população. E países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento são responsáveis pela maior parte dos suicídos: 75% deles. 

E no fim, um apelo: "Disque 188". O número é do Centro de Valorização da Vida, instituição que ajuda pessoas com tendências suicidas. O atendimento também pode ser feito online.

Para quem sofre com problemas mentais e não têm condições de pagar tratamento, o SUS os oferece gratuitamente nos CAPS. Outra opção é procurar ajuda em médicos populares a preços acessíveis ou gratuitamente em faculdades de psicologia. 

Bem-estar e Saúde depressão prevenção suicídio ansiedade Cleo setembro amarelo

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"