Cegueira de César em Amor à Vida pode ocorrer, mas é reversível, diz especialista

Cegueira causada por Aline (Vanessa Giácomo) em César (Antonio Fagundes) é possível na vida real, afirma o Dr. Rubens Belfort Neto, do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP

Flávia Faccini Publicado em 06/12/2013, às 13h02 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Aline e César - TV Globo / Divulgação

A cegueira de César (Antonio Fagundes) em Amor à Vida, foi um dos assuntos mais comentados da semana, mas deixou no ar uma dúvida: isso realmente pode acontecer ou trata-se de uma mera liberalidade ficcional do autor, Walcyr Carrasco?

De acordo com o Dr. Rubens Belfort Neto, chefe do setor de oncologia ocular do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP / Escola Paulista de Medicina), a cegueira provocada por Aline (Vanessa Giácomo) no marido pode sim ocorrer.

"Sim, existem substâncias que, se administradas em grande quantidade, podem causar danos no nervo óptico e levar à cegueira. Obviamente que não seria ético revelar quais são elas, mas o que aconteceu na novela seria sim possível na vida real", comentou Belfort Neto.

De acordo com o médico, existem casos na literatura médica de intoxicação através destas substâncias que levam à cegueira, mas não há qualquer motivo para alarmismo. "Essas substâncias teriam que ser administradas em grandes quantidades ou em quantidades menores, mas frequentemente", afirmou.

Há, no entanto, uma esperança para César. A cegueira por intoxicação, pode ser tratada e revertida. "Essa perda na visão é tratável, se detectada em um estágio inicial. Se o problema for diagnosticado rápido, pode sim ser reversível, mas precisa de um tratamento adequado e de maneira imediata, não dá para esperar meses", afirmou.

Ainda segundo o dr. Belfort Neto, tal qual retratado na novela, exames comuns, como o de fundo de olho, não detectam a substância que causa a intoxicação. "Os exames de fundo de olho vão sugerir um dano neurológico, mas não indicar qual substância poderia eventualmente estar intoxicando a pessoa", finalizou.

 

Bem-estar e Saúde Vanessa Giácomo Antônio Fagundes Antônio Fagundes [14628] Vanessa Giácomo [15118]

Leia também

Entenda reação alérgica que causou internação de Virginia Fonseca

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"