Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Letícia de Oliveira comenta sobre a nova luta do Padre Fábio de Melo contra a depressão e explica por que a doença pode voltar
Padre Fábio de Melo (35) emocionou seus fiéis durante apresentação na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, no último domingo, 19, para celebrar os 35 anos da Comunidade Católica Obra de Maria. O religioso revelou uma nova luta contra a depressão e fez questão de dar seu testemunho. Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Letícia de Oliveira comenta o caso do sacerdote e explica por que a depressão pode voltar.
Ele ressaltou como tem sido afetado pela doença - que já enfrentou no passado - nas últimas semanas. "Quero abrir meu coração. Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas eu só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver", disse Fábio de Melo. "Eu proclamo hoje que estou nascendo de novo e que esse é o primeiro minuto da minha nova vida”, continuou o religioso.
A psicóloga exemplifica fazendo uma comparação da depressão com a obesidade. “Com os hábitos, você consegue modificar o aparecimento tanto da depressão quanto da obesidade, mas se você volta a comer como você comia anteriormente, se você volta a deixar de fazer exercício físico, do mesmo jeito que se você volta a fazer os comportamentos que você fazia, que ocasionaram a depressão, ela volta a aparecer”, pontua a especialista.
“Então uma pessoa que já teve obesidade, ela tem uma predisposição muito maior para vir a ser obesa. Assim como uma pessoa que já passou por um processo depressivo, tem sim uma predisposição muito maior. O que significa se cuidar? Significa se respeitar, se recolher de situações estressantes, cultivar relações boas. Na realidade, a depressão é quando está em déficit de energia, tem um excesso ali de gasto e a pessoa precisa recuperar a energia dela, ela precisa equilibrar a questão emocional. Então, tudo que puder, de alguma maneira, fazer ela se reconectar com ela mesma, ajuda com que ela, momentaneamente, consiga se sentir melhor e, a médio prazo, se restabelecer a depressão”, finaliza Letícia.
Os primeiros sinais de um novo quadro depressivo podem incluir alterações no sono (insônia ou sono excessivo), alterações de humor, como irritabilidade e tristeza permanente, sensação de vazio e angústia, acompanhada de sensação de solidão.
FÃS SE SENSIBILIZARAM
O vídeo publicado no Instagram do evento gerou diversos comentários de fãs e seguidores do Padre Fábio de Melo, que desejaram força ao sacerdote. "Fique firme, padre! Estaremos unidos em oração para que Deus fortaleça diariamente o seu sim!", disse um internauta. "Você não está sozinho!!!! Amamos você", falou outro. "O senhor irá vencer essa batalha, o mal jamais irá prevalecer sobre sua vida, porque o senhor é de JESUS", ressaltou um seguidor. "Forças! Só sabe quem tem ou já teve. Independente de religião ou fé. Mas Deus é maior que tudo", reforçou mais um.
Leia também: Especialista analisa fase de luto de Marieta Severo: ‘Espaço para se reconectar’
VEJA VÍDEO EM QUE PADRE FÁBIO DE MELO RELATA DEPRESSÃO:
Preta Gil revela que colocou a bolsa de colostomia de forma definitiva
Padre Fábio de Melo faz desabafo após revelar a depressão: ‘Curar a tristeza’
Médica explica os principais fatores para diagnóstico de Lexa: 'Diretamente ligados'
Médica explica diagnóstico que José Loreto carrega há duas décadas: 'Controle'
Médico alerta para cuidados após Gracyanne Barbosa sofrer lesões no bumbum: 'Aumenta o risco'
Médico explica possíveis complicações da doença de Dani Valente: 'Indiretamente'