NÚMEROS FREQUENTES

Aumento de câncer no Brasil gera alerta: 'Preocupação para toda a sociedade'

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra explica sobre aumento de diagnósticos de câncer no Brasil e reforça importância do tratamento

Jorge Abissamra e Felipe França

por Jorge Abissamra e Felipe França

Publicado em 30/07/2024, às 13h00

Entenda porque casos de câncer no Brasil tem aumentado - IStockphoto/Getty Images

Os números de pessoas diagnosticadas com câncer tem aumentado significativamente nos últimos anos, principalmente no Brasil. Em entrevista à CARAS Brasilo oncologista Jorge Abissamra alerta sobre aumento do número de casos da doença: "Preocupação para toda a sociedade".

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que até 2025, o Brasil ultrapassará a marca de 2 milhões de diagnósticos de câncer, sendo um número demasiado preocupante para o oncologista.

O especialista reforça: "Tenho falado bastante sobre a necessidade de uma profunda mobilização nacional de prevenção aos fatores de risco, acompanhada da ampliação de companhas de conscientização da população".

Dr. Jorge avalia que os números são preocupantes e exigem uma maior atenção por parte do Ministério da Saúde. Apesar dos dados alarmantes, o oncologista menciona que é importante realizar exames de prevenção e passar em acompanhamento, regularmente, com especialistas. 

"O aumento de diagnósticos de câncer no Brasil é uma preocupação para toda a sociedade, exigindo esforços do Ministério da Saúde, criação de políticas públicas, ações dos estados e municípios e uma profunda mobilização nacional de prevenção", declara.

"O Sistema Público de Saúde (SUS) oferece exames de rastreio para diversos tipos de câncer, com destaque para detecção de tumores na mama e próstata, para os demais tipos, insisto na necessidade de evitar os fatores de risco, somado ao acompanhamento médico de rotina e realização de exames", complementa. 

TRATAMENTOS NÃO FALTAM

Mesmo com esses dados preocupantes, o Dr. Jorge Abissamra esclarece que a medicina avançou muito com relação ao tratamento de doenças oncológicas. Atualmente, existem diversas formas para combater o câncer. 

"Os avanços na medicina têm contribuído significativamente para tratamentos cada vez menos invasivos e redução dos efeitos colaterais, objetivando a cura, melhor resposta ao tratamento e manutenção da qualidade de vida dos pacientes. De todo o modo, mais uma vez, insisto na urgência dos exames de rastreio e evitar os fatores de risco", finaliza o especialista.

CONFIRA PUBLICAÇÃO DO DR. JORGE ABISSAMRA NO INSTAGRAM:

 

Jorge Abissamra e Felipe França

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

câncer Oncologista

Leia também

Preta Gil recebe surpresa carinhosa em hospital após nova cirurgia

Tata Werneck pede orações ao revelar nova internação da avó: 'Acredito na fé'

Ronnie Von sofre acidente e cancela participação no Teleton

Wanessa Camargo desabafa sobre problema: ‘É uma sensação de morte’

Médica alerta possíveis riscos de Viih Tube induzir o parto: 'Trauma durante'

James Van Der Beek fala sobre descoberta do câncer: 'Entrei em choque'