Seguidores apontam que depois que o escândalo estourou, 50 mil tweets foram apagados
Júlio Cocielo publicou em seu Twitter neste sábado uma piada com conotação racista. Durante o jogo da França contra a Argentina o youtuber escreveu "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top hem"(sic). Mbappé é um jogador negro da Seleção Francesa.
Imediatamente diversos seguidores o acusaram de racismo, e criticaram a atitude do influencer. Ele apagou o tweet e disse que a piada era por conta da velocidade do atleta, e não pelo seu tom de pele. "Já deletei. Já começou a aparecer [o pessoal contra]! Tá f***! A galera associa a piada sobre velocidade a outras coisas, nada a ver! O erro está vindo delas mesmas e não percebem", justificou-se.
Porém, as críticas ganharam peso quando começaram a vir à tona publicações antigas, datadas de 2008 a 2014, onde o youtuber fazia piadas com conteúdo explicitamente racista, tais como "Gritei 'vai macaca' pela janela e a vizinha negra bateu no portão de casa para dar bronca", "o Brasil seria mais lindo se não houvesse frescuras com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar os negros" e "Cara feia para mim é fome. África, o país mais feio do mundo". Depois disso, ele apagou cerca de 50 mil tweets antigos.
Apesar da polêmica, as contas das redes sociais do influencer não perderam seguidores. Seu canal no Youtube conta comquase 17 milhões de inscritos, e seu Twitter tem 7 milhões de seguidores
Diante disso, diversas marcas que apoivam o humorista resolveram tirar o patrocínio e se pronunciaram. "O Submarino repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias", anunciou em tweet a rede de vendas. A Coca-cola foi além do caso recente, e comentou sobre outras atitudes preconceituosas que o youtuber já teve. “O respeito à diversidade é um dos principais valores da nossa companhia, em nossas campanhas celebramos as diferenças e promovemos a união. Manifestações preconceituosas não são toleradas. Repudiamos qualquer forma de racismo, machismo, misoginia ou homofobia”, anunciou em nota.
Empresas como Itaú, McDonalds e Tic-Tac, que tinham campanhas no ar com Cocielo, tiraram os vídeos do ar.
O youtuber fez um texto de retratação em seu twitter. Leia:
sobre tudo que tá rolando pic.twitter.com/siQUpz8tC9
— júlio cocielo (@cocielo) 30 de junho de 2018
Aprenda a receita de um delicioso pavê de amendoim
O que Lívian Aragão faz da vida? Ela revela suas profissões
Gabriela Duarte curte dia na praia com a mãe, Regina Duarte
Fotógrafo lamenta ataques após casamento de Hulk Paraíba e Camila Ângelo: 'Tenho recebido'
Virginia Fonseca brinca sobre aposentadoria ao citar sucesso dos filhos: "Esperando"
Edu Guedes publica declaração carinhosa ao filho de Ana Hickmann: "Feliz em te ver em paz"
Ana Paula Siebert compartilha registro feito por Roberto Justus: "Pelos olhos do meu amor"