luto

Viúva revela que atendeu pedido de Maguila: 'Fizemos isso ontem'

Durante o velório de Maguila, a viúva dele, Irani Pinheiro, contou que atendeu a vontade do ex-atleta e doou seu cérebro para estudos científicos

Juliana Dracz

por Juliana Dracz

Publicado em 25/10/2024, às 10h32

Maguila e Irani Pinheiro - Foto: Reprodução/Instagram e Eduardo Martins/Brazil News

O velório do ex-boxeador brasileiro José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, acontece nesta sexta-feira, 25, em São Paulo, em uma cerimônia aberta ao público. Durante a cerimônia de despedida, a viúva dele, Irani Pinheiro, contou que atendeu a vontade do ex-atleta e doou seu cérebro para estudos científicos.

"Resolvemos até em vida mesmo a doação do cérebro dele para estudos por conta da doença. Fizemos isso ontem", disse Irani Pinheiro durante a coletiva de imprensa dada durante o velório conforme noticiou o portal g1. Segundo os familiares, o órgão vai para o banco de cérebros da Universidade de São Paulo (USP), onde já estão os cérebros do ex-boxeador Eder Jofre e do ex-jogador da seleção Bellini.

Natural de Aracaju, Maguila teve uma carreira de 17 anos no boxe, conquistando 77 vitórias, 61 delas por nocaute, e acumulando sete derrotas. Lutando na categoria peso-pesado, ele era famoso por seu potente soco de direita.

Diagnóstico de Maguila

Ele foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC) em 2013, que é uma doença sem cura e a causa pode ter sido os golpes que ele levou na cabeça durante os seus anos de luta. Ele vivia no interior de São Paulo e recebia cuidados contra a doença. 

Em entrevista à Contigo!, o Dr. Guilherme Rossoni, médico neurocirurgião, esclareceu sobre a doença que causou a morte do ícone do esporte e explicou que a condição é conhecida como “síndrome do boxeador”, uma doença neurodegenerativa associada a lesões repetidas na cabeça, comum entre boxeadores e atletas de esportes de impacto.

Em 2018, uma reportagem do site Globo Esporte revelou que Maguila e sua família aceitaram doar o cérebro dele com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a demência pugilística.

Leia também: Quem é a esposa de Maguila? Descubra a história de amor do pugilista brasileiro

 

Juliana Dracz

 Juliana Dracz é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, já passou por sites como Observatório da TV e Leo Dias. Escreve sobre novelas, celebridades e TV.

Maguila

Leia também

Em lua de mel, João Gomes e Ary Mirelle compartilham clique romântico

Irmã de João Rebello desabafa após morte do ex-ator mirim: 'Respeitem nossa dor'

Anja Bittencourt se declarou ao marido em última aparição: 'Meu anjo'

Tata Werneck responde se tem planos de retornar às novelas

Poliana Rocha ganha bolsa de Virginia com preço de casa: 'A primeira'

Rodrigo Faro reflete abandono à mulheres em luta contra o câncer: 'Covardia'