A HOMENAGEM DO LEBLON AO SEU CRONISTA: MANECO
AUTOR, QUE SEMPRE RETRATA O BAIRRO NAS NOVELAS, É REVERENCIADO POR ATORES E MORADORES CÉLEBRES
Redação Publicado em 28/07/2009, às 12h33 - Atualizado às 12h47
Quando uma novela de Manoel Carlos (76) entra no ar, o cotidiano do Leblon, no Rio, retratado com reverência pelo escritor, é acompanhado apaixonadamente por milhões de brasileiros. Por isso, na abertura da exposição de fotos pelos 90 anos do bairro, o homenageado foi o escritor. "Cresci aqui comendo cachorroquente e tomando sorvete de coco", contou ele, responsável pela próxima trama das 8 da Globo, Viver a Vida, que estreia em setembro. "Amo o Leblon. Todas minhas novelas se passam aqui e não vou mudar de locação. É um bairro de moradores, por isso que tantas histórias se desenrolam", justifica.
No Shopping Leblon, Manoel Carlos ganhou uma placa das mãos de Christiane Torloni (52). Em 1981, na trama de Baila Comigo, ela foi a filha da primeira persona-gem Helena - vivida por Lilian Lemmertz (1937-1986) - criada pelo escritor, que passou a dar esse nome a todas as suas protagonistas. Torloni, 22 anos depois, também viveu uma Helena em Mulheres Apaixonadas. "Manoel Carlos não é somente um escritor, é o tradutor do Brasil", discursou ela ao lado da filha do homenageado, Júlia Almeida (26). "Muitas cenas do meu pai têm relação com a vida da minha família. Uma vez discuti com uma amiga por telefone e depois vi a conversa na novela. Palavra por palavra", contou a atriz de Caminho das Índias, revelando estar apaixonada. "Ele não tem nada a ver com o meio artístico", limitou-se Júlia.
Na celebração, estavam moradores vips do bairro, como Nana Caymmi (68), além dos atores Christine Fernandes (36), Lilia Cabral (52) e Max Fercondini (23) e a bailarina Ana Botafogo (52), que farão Viver a Vida. Claudia Lira (43), que trabalhou com Maneco em História de Amor, levou a filha, Valentina (2). A atriz está recém-separada do ator Leonardo Franco (44), com quem foi casada sete anos. A gaúcha Larissa Maciel (31), estrela de Maysa - Quando Fala o Coração, se emocionou. "Serei sempre grata a Maneco. Foi ele que me descobriu", afirmou ela, que se casa dia 6 de setembro com o administrador André Surkamp (30). l