Nova novela das 9 estreia em 3 de fevereiro e encerra um ciclo segundo o próprio autor
Em 1981, quando escreveu Baila Comigo na TV Globo, Manoel Carlos (80) começou a batizar suas protagonistas de Helena. Na próxima trama das 9, Em Família, que estreia em 3 de fevereiro, um ciclo se fecha segundo o próprio autor, o que impregnou de emoção a apresentação do elenco no Projac, Rio. A última Helena de Maneco, Julia Lemmetz (50), é filha da primeira delas, Lilian Lemmertz (1937-1986). “Tinha muita vontade de escrever para Julia, porque devo muito a Lilian. Ela criou a personagem comigo. Muita coisa da Helena foi incorporada da própria Lilian, uma das maiores atrizes deste País. Então, é uma dívida de amor que eu pago a ela através da Julia”, ressaltou Maneco, comovendo Julia. “Dá um orgulho imenso fazer parte de um trabalho que começa com tanta emoção. Meu encontro com Maneco já estava marcado há muitos anos. Esse trabalho veio para mim em um momento muito propício, estou mais madura, bem próximo da idade que minha mãe tinha quando morreu”, justificou ela.
Envolvida nesse clima de emoção, Bruna Marquezine (18) chorou durante a entrevista com os jornalistas. A atriz, além de viver Helena na segunda fase, será Luiza, filha da personagem principal após uma passagem de tempo de 20 anos. “No início, eu e Julia não nos achávamos muito parecidas. Mas teve a caracterização, tentei colocar o cabelo do jeito dela... E aí, começou a funcionar!”, destacou Bruna, que viveu outro momento especial ao reencontrar-se com Vanessa Gerbelli (40), sua ‘mãe’ em Mulheres Apaixonadas (2003), também escrita por Maneco. Para desculpar-se pelas lágrimas, Bruna citou o nome da personagem com a qual estreou na TV aos 7 anos. “Foi mal, isso é síndrome de Salete, gente”, lembrou.
Além da emoção, as estrelas globais apontaram outros trunfos da trama. Giovanna Antonelli (37) conta que, mesmo antes de ir ao ar, já existe um ti-ti-ti em torno do triângulo amoroso vivido por sua personagem, o de Reynaldo Gianecchini (41), que fará seu marido, e a de Tainá Müller (31), de megahair para interpretar a fotógrafa Marina. “As pessoas querem saber se vai ter beijo gay, não vai... Beijo é o de menos. Meu desafio é fazer com que o público veja uma história de amor, independentemente de ser com homem ou com mulher”, analisou Giovanna. “Ao longo da minha carreira, sempre tive parceiros incríveis. Talvez seja meu quinto trabalho com Giane. A Tainá, conheci agora, mas ela tem uma característica que admiro muito, a de estar aberta, disponível, de querer entrar de cabeça em um personagem”, completou a atriz. “Nós duas estamos firmando uma cumplicidade muito legal em cena, me sinto bem à vontade”, emendou Tainá Müller, enquanto Gianecchini reforçava que sua ligação com Giovanna já ultrapassou os estúdios globais. “É uma parceira da vida inteira. Fizemos muitos trabalhos juntos, a maioria como par romântico. Agora em março, vamos estrear um filme, SOS – Mulheres ao Mar. Temos uma relação deliciosa, de intimidade. Meu santo bate muito com o dela. Vamos, inclusive, ser sócios em um restaurante aqui, no Rio, que inaugura no próximo dia 31”, contou o galã.
Rival de Humberto Martins (52) na trama, Gabriel Braga Nunes (41) revelou o desejo antigo de contracenar com ele. Os dois, nos papéis de Virgílio e Laerte, respectivamente, formam com Julia Lemmertz a trinca de protagonistas na terceira fase da novela. “Foi uma grande alegria quando soube que teríamos essa parceria. A relação dos dois é muito bonita, muito bem construída. Essa coisa de amor de amigo é um tema muito recorrente nas relações”, avaliou Gabriel, aproveitando para parabenizar o elenco mais jovem, com destaque para Guilherme Leicam (23) e Nando Rodrigues (29), que interpretam uma fase anterior dos personagens dele e de Humberto.“Fiquei impressionado com essa galera. Puxa, como vocês atuarambem! Que gostoso assistir às cenas”, realçou.
Na ala jovem está ainda Camilla Camargo (28), filha de Zezé Di Camargo (51) e irmã da cantora Wanessa (31). Na sua estreia em novelas — ela só havia feito uma participação em Revelação, do SBT —, a atriz gravou cenas no Estado de Goiás, sua terra natal, no papel de Ana, uma domadora de cavalos. “Minha família sempre teve fazenda e eu montava desde pequena, mas há tempos não praticava”, contou ela, que fez um laboratório para viver a amazona. “Já trabalhei muito em teatro, mas novela atinge um número maior de pessoas. Fico feliz de mostrar o meu trabalho ao grande público, ainda mais vivendo uma conterrânea. E dizem que essa é a última novela do Manoel Carlos, fico lisonjeada, a estreia não poderia mesmo ser melhor”, disse Camilla.
No grupo de veteranos da TV, a atriz Natália do Valle (60) será a mãe da Helena. No Projac, ela lembrou que já foi filha de Lilian Lemmertz em Final Feliz (1982). “Lilian me ensinou muita coisa, a lidar e a trabalhar com a emoção... Não sei, mas, lá no fundo do meu coração, sempre que eu via Julinha sentia que um dia eu ia fazer sua mãe. É engraçado, né? E tenho uma coisa linda que Julia me deu, uma pulseira da Lilian. Agora, vai ficar comigo para sempre. Estará em todas as cenas”, garantiu a atriz. “É uma responsabilidade ter filhos incríveis na novela, justo eu que não tive competência para ter uma família na vida ”, acrescentou Natália.
Globo e SBT vão se unir ao vivo no domingo. Saiba o motivo especial
Nelson Freitas diz que 'Chiquititas' foi importante em fase delicada: 'Ia desistir'
Rodrigo Bocardi explica por que foi substituído na Globo: 'Vou cuidar'
Médico relembra conselho impactante de Silvio Santos durante internação: "Legado mais importante"
Ana Maria Braga manda recado após Preta Gil expor nova etapa na luta contra o câncer
Eliana abre o coração sobre perda do pai: 'Temos que viver com intensidade'