Em sua 80ª edição, o Globo de Ouro teve trajetória marcada por momentos históricos e polêmicos
Uma das premiações mais populares do mundo, o Globo de Ouro 2023 acontece nesta terça-feira, 10. Em sua 80ª edição, o evento promete recuperar a relevância e importância da premiação na indústria, a qual ficou marcada por momentos históricos e polêmicos.
Criada em 1944, a cerimônia organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood já contou com situações escandalosas, desastres e até mesmo gloriosos discursos de artistas, que se surpreenderam com o prêmio. Confira a lista especial:
Um dos ícones da cultura pop internacional dos anos 2010, a cantora se consagrou como atriz ao levar para casa o troféu de Melhor em Minissérie por American horror story: Hotel. Na época, a indicação da artista foi elogiada, mas não era esperado que conseguisse conquistar o prêmio.
"Sempre quis ser atriz, mas a música aconteceu primeiro", disse ela emocionada, que disputava contra nomes como Kirsten Dunst, Sarah Hay, Felicity Huffman e Queen Latifah.
No ano de 2017 diversas atrizes e celebridades populares dos Estados Unidos se uniram para fazer um grande protesto no tapete vermelho da premiação. Todas usando roupas pretas, elas se manifestaram contra o assédio sexual e a falta de igualdade nos salários entre homens e mulheres da indústria do cinema.
Em 2008, o Globo de Ouro surpreendeu a todos ao anunciar o cancelamento do evento. Na época, Hollywood passava por uma grande greve envolvendo roteiristas e foi preciso cancelar a festa que estava marcada para acontecer no dia 13 de janeiro. Em seu lugar, foi transmitido um programa de televisão para anunciar os vencedores de cada categoria.
Em 2013, as comediantes tornaram a 70º Globo de Ouro uma das edições mais elogiadas da história. Depois de diversas crises envolvendo a indústria audiovisual, elas apresentaram a premiação fazendo duras críticas ao machismo presente em Hollywood.
A edição de 2013 também ficou marcada pelo discurso da atriz Jodie Foster, que deixou muita gente empolgada e torcendo para ela finalmente sair do armário. Muito discreta quanto a sua intimidade, ela aproveitou o momento que recebeu o prêmio Cecil B DeMille, para fazer um discurso divertido.
"Acredito que tenho um impulso repentino de dizer algo que nunca pude dizer em público... Mas farei. Em voz alta e orgulhosa, ok? Assim, preciso do apoio de vocês nisso", disse ela que finalizou com: "Estou solteira. Sim, estou. Estou solteira".
Luciano Huck recorda acidente de avião com a família: 'Antes da morte tem um silêncio'
Ana Maria Braga relembra câncer difícil que enfrentou em 2000
Jojo Todynho grava programa piloto de Casos de Família no SBT
Globo e SBT vão se unir ao vivo no domingo. Saiba o motivo especial
Nelson Freitas diz que 'Chiquititas' foi importante em fase delicada: 'Ia desistir'
Rodrigo Bocardi explica por que foi substituído na Globo: 'Vou cuidar'