Ator Paulo José escreveu carta aberta sobre a sua doença antes de deixar a televisão
O ator e diretor Paulo José faleceu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 11, aos 84 anos de idade, por conta de uma pneumonia.
Afastado das novelas desde 2014, ano em que viveu o Benjamim na novela Em Família, o veterano da dramaturgia viu a sua história ser contada na trama de Manoel Carlos (88).
Assim como ele mesmo, o personagem sofria com as complicações causadas pelo Mal de Parkinson, doença que acompanhou o artista por mais de 20 anos.
Na época, Paulo José falou abertamente sobre a sua vida pessoal e os dilemas enfrentados com a chegada da maturidade e do Parkinson em sua vida. Em um texto escrito de próprio punho e publicado pela jornalista Cristina Padiglione, ele desabafou sobre isso.
"Tive muitos momentos de depressão. Houve um tempo que tinha medo de dormir e não acordar mais. Às vezes, tenho medo de morrer. Não estou num daqueles momentos de depressão profunda. Mas, tampouco este é um período fácil. Quando acordo, tenho de fazer uma escolha. Decido sair da cama. Hoje será um dia melhor. Ao me deitar, não penso se o dia foi mesmo melhor ou não. Olho para a frente e penso: “amanhã será um outro dia”. Assim, sigo tralhando vivendo um dia por dia", disse o famoso.
Ao longo de 60 anos de carreira, Paulo José atuou em mais de 20 novelas e minisséries, entre elas, ‘Roda de Fogo’ (1986), ‘Vamp’ (1991), ‘Senhora do Destino’ (2004), ‘Um Só Coração’ (2004), ‘Caminho das Índias’ (2009), dentre outras.
Ana Maria Braga manda recado após Preta Gil expor nova etapa na luta contra o câncer
Eliana abre o coração sobre perda do pai: 'Temos que viver com intensidade'
Paulo Mathias anuncia demissão do SBT: 'Oficialmente'
Rodrigo Bocardi é substituído às pressas na Globo. Saiba o que aconteceu
Por que Marina Ruy Barbosa saiu da Globo? Ela diz a verdade
Filha e netos de Ana Maria Braga fazem rara aparição em 25 anos do 'Mais Você'