O enlace real do
Príncipe William e
Kate Middleton, que aconteceu nesta sexta-feira, 29, foi marcado pela tradicional pontualidade britânica. Por volta das 4h (horário de Brasília), uma multidão já poderia ser vista nas ruas de Londres, na região da Abadia de Westminster, onde foi realizada a cerimônia. A catedral estava toda decorada, com direito a tapete vermelho e árvores, de até seis metros de altura, nas margens da entrada principal, recepcionando os ilustres noivos.
Convidados
Cerca de uma hora depois, os convidados começaram a chegar. Estiveram presentes no grandioso evento celebridades como
David Beckham e
Victoria Beckham, o cantor
Elton John e seu marido
David Furnish, o escritor
Guy Ritchie - ex-marido da cantora
Madonna -
Rowan Atkinson, ícone da comédia por conta do seu personagem Mr. Bean, e o nadador australiano e recordistas de medalhas de ouro olímpicas
Ian Thorpe.
Chefes de estado, como o primeiro-ministro britânico
David Cameron, e membros da realeza também marcaram presença, como o príncipe
Albert e a princesa
Charlene Wittstock, de Mônaco. A Rainha
Sofia, da Espanha, chegou a catedral acompanhada de seu filho, o príncipe
Felipe, e da nora, a princesa
Letizia. A rainha
Margarete, da Dinamarca, também compareceu.
Familiares, também membros da monarquia inglesa, foram chegando aos poucos. Primeiro o irmão da falecida Princesa Diana (mãe do noivo William),
Charles Spencer - que é afilhado da Rainha
Elizabeth II. Depois, as primas do noivo, as jovens princesas
Eugenia e
Beatriz. Na sequência, chegaram familiares mais próximos, como o Príncipe
Charles, acompanhado de sua
Camilla, a Rainha Elizabeth (vestida com um modelito amarelo), e o jovem Príncipe
Harry, irmão de William.
A chegada dos noivos
Sob os gritos da multidão, William surgiu a bordo do Bentley real, que a sua avó, rainha Elizabeth II , ganhou de presente em 2002 por ocasião dos seus 50 anos de reinado. Vestido com farda militar da gala, e acompanhado seu irmão mais novo, Harry, William, embora aparentasse nervosismo, sorria enquanto passava pelo tapete vermelho, na entrada da Abadia, em direção ao altar, onde, minutos depois, se casaria com sua eleita.
O clima de ansiedade chegou ao ápice quando, em um Rolls-Royce Phantom VI, de 1978, na companhia de seu pai,
Michael Middleton, Kate revelou seu vestido: um
Sarah Burton (diretora artística da marca de
Alexander McQueen) com corpete bordado, apliques, saia evasê e véu em tom pérola. Uma renda, cheia de rosas, narcisos e trevos, feitos à mão pela Escola Real de Bordado - estes são símbolos da monarquia britânica - também chamou a atenção.
A princesa escolheu usar o cabelo solto e o véu - de 2,7m de comprimento - é preso à cabeça de Kate por uma tiara da Cartier, encrustada de diamantes, emprestado pela rainha Elizabeth II (que o recebeu em 1936, da rainha-mãe, quando completou 18 anos) para Kate. Outro detalhe que chamou a atenção foi o buquê da noiva, em forma de escudo, com fio de murta, lírio-do-vale e jacinto - muitíssimo discreto, extremamente diferente da peça usada por Diana, que era em cascata.
A irmã da noiva,
Pippa, entrou radiante na Abadia de Westminster, ao lado das pequenas damas de honra e pajens.
A Cerimônia
Kate entrou na igreja, por volta das 7h, e logo surpreendeu o Príncipe William. Quando chegou ao lado do futuro marido no altar, ela levantou seu véu. De acordo com o jornal The Guardian, o príncipe disse, naquele momento:
"Não poderia ser outra, você esta linda". Minutos depois, os noivos presenciaram a oração de benção do arcebispo
Rowan Williams, e, na sequência, pronunciaram seus votos de casamento. (Confira,
aqui, na íntegra).
Seguindo uma antiga tradição, o anel que celebra o casamento deles foi feito a partir de ouro galês dado ao príncipe William pela rainha. Logo depois de o casal dizer seus votos, o reverendo Rowan Williams declarou:
"Eu os declaro marido e mulher, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém". Após a troca de alianças, o casal deixou a catedral, sob canto do coral da Abadia de Westminster , e seguirem em cortejo até o Palácio oficial da realeza.
Cortejo
Já recém-casados, William e Middleton deixaram a Abadia de Westminster, em Londres em uma carruagem State Landau, de 1902, toda decorada e puxada por cavalos, eles deixaram a catedral em cortejo até o Palácio de Buckingham.
Em outra carruagem, a Rainha Elizabeth II seguia o cortejo, que era prestigiado de perto por uma multidão na entrada do Palácio real. Os sinos da Abadia de Westminster, que começaram a tocar após a cerimônia, permaneceram soando durante três horas.
O Beijo
A sacada do Palácio de Buckingham foi o cenário de um dos momentos mais aguardados do casamento. Após o retorno a residência oficial da realeza, William e Kate beijaram-se diante de uma polvorosa multidão. Foram dois selinhos, super rápidos, que provocaram uma chuva de aplausos entre as pessoas que esperavam ansiosamente pelo momento em que os recém-casados cumprimentariam o público.
Muitos integrantes da família real britânica acompanharam de perto esse momento, especialmente a rainha Elizabeth II e a madrasta de William, Camilla Parker-Bowles e as diversas damas de honra da noiva. O beijo aconteceu momentos depois de cerca de 1,9 mil convidados terem acompanhado a cerimônia religiosa na Abadia de Westminster.
Surpresas
De surpresa, William e Kate maravilharam a multidão que estava prestigiando os noivos em frente ao Palácio de Buckingham.
Em um carro, dirigido por William, o casal real deixou o Palácio rumo à Clarence House, a residência oficial do Príncipe Charles. Quem acompanhou de perto essa rápida aparição, teve sorte. William e Kate pararam para cumprimentar alguns conterrâneos. O príncipe, vale destacar, já mudou de roupa, optando por uma farda preta (ele se casou com uma farda vermelha).
Na sequência, o casal e os convidados da cerimônia retornam para o Palácio de Buckingham para a grande festa que irá celebrar o enlace.