RELEMBRE

Longe da TV, atriz e cantora gravou Roberto Carlos em japonês

Rosa Miyake, conhecida como a bonequinha da Jovem Guarda, em 1960, foi amiga de Roberto Carlos e a primeira descendente de asiáticos a protagonizar uma novela no Brasil

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

por Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Publicado em 21/05/2024, às 18h00

Rosa Miyake e Roberto Carlos nos bastidores do programa da Rádio Santo Amaro, em São Paulo, nos anos 60 - Foto: Rosa Miyake

A atriz e cantora Rosa Miyake (79), foi sucesso nos anos 60. Conhecida como a bonequinha da Jovem Guarda, a artista teve uma carreira promissora na música, até migrar para a televisão, onde realizou novelas e foi apresentadora. Em 1970, Rosa apresentava o Imagens do Japão, programa da TV Tupi, dedicado a comunidades orientais de São Paulo, e através da sua amizade com Roberto Carlos (83), ele foi um dos convidados do seu programa e juntos, cantaram em japonês.

Na ocasião, os cantores interpretação a canção em japonês Sukiyaki, que a própria Rosa ensinou a ele, resultando em uma salva de palmas do público em pé. No livro Rosa da Liberdade, a história da Rosa Miyake, do autor Ricardo Taira, a ex-apresentadora conta como foi a participação de Roberto Carlos no programa: Um dia, Mario Okuhara, meu empresário, chamou o Roberto Carlos para se apresentar na rádio Santo Amaro. E eu teria que ensinar o Roberto a cantar em japonês! Imagine… Ensinei o "Sukiyaki". Ele colocou a letra da música coladinha no violão e tocou tão lindo. A platéia aplaudiu de pé. O Roberto Carlos cantando em japonês! E eu fiquei feliz, porque eu é quem tinha ensinado."

Foto: Arquivo Pessoal Rosa Miyke

 

Além de ter estado a frente do Imagens do Japão, durante mais de 30 anos, a artista foi a única atriz de origem oriental a protagonizar uma novela no Brasil, em Yoshico, Um Poema de Amor, também na TV Tupi. Ela também esteve nas emissoras Excelsior, Bandeirantes e Gazeta.

Como cantora o seu maior sucesso nacional foi o Jingle Urashima Taro, utilizado na propaganda que a empresa de aviação Varig fez para divulgar os primeiros voos diretos entre o Rio de Janeiro-RJ e Tóquio.

Tábata Santos, sob supervisão de Arthur Pazin

Tábata Santos é apaixonada pelo universo cultural. Adora música, teatro, livros e cinema. A escrita faz parte da sua vida e escrever para a Caras e a Contigo é um aprendizado e inspiração constante.

roberto carlos Rosa Miyake

Leia também

Felipe Araújo grava seu novo DVD em São Paulo

No Brasil, Shawn Mendes curte praia de Ipanema no meio dos fãs

Ana Castela mostra detalhes do novo ônibus personalizado: 'Aqui que eu vou morar'

Morre Carlos Berg, cantor e compositor maranhense, aos 47 anos

Rock in Rio anuncia leilão solidário com objetos autografados por grandes artistas

Gal Costa: filho e viúva da cantora finalizam disputa por herança