Workshops, palestras e atividades ligadas à estética fazem parte das estratégias criadas pelas marcas para chegar mais perto de um novo consumidor que, além de comprar, quer ser ouvido e interagir
Foi-se o tempo em que um lançamento de moda ou beleza promovido por uma marca era restrito a um desfile ou à apresentação de produtos. Cada vez mais sofisticados, esses eventos agora reúnem atividades, workshops e exploram temas relacionados ao universo do público-alvo. Essa nova forma de chegar perto de clientes em potencial evidencia uma tendência cada vez mais forte: hoje, as pessoas não querem ser vistas como meros consumidores, elas desejam interagir e ter suas opiniões levadas em conta. Ações diferenciadas, que divulgam e compartilham a cultura da marca, aumentam o engajamento do consumidor, transformando-o num “embaixador” de seus produtos. “Com isso, a marca agrega valor ao próprio nome e, consequentemente, ganha credibilidade e confiança do público”, afirma o promoter Helinho Calfat, que atua na organização de eventos para diversas empresas. Para ele, “o consumidor quer novas experiências, quer conhecer a marca de várias formas”.
Na mesma proporção em que a tecnologia aumentou a exigência do consumidor, porque deu a ele por meio da internet a oportunidade de conhecer a fundo suas marcas preferidas, cresceu também a preocupação de fidelizar esse cliente - seja o consumidor final ou revendedor - por meio de ações personalizadas. “Workshops e palestras em eventos de lançamento podem tanto atrair como fidelizar clientes”, afirma Juliana Azevedo, diretora de marketing da P&G Brasil. E ela acredita que a fidelidade do consumidor à marca surge naturalmente a partir do momento em que ele conhece a qualidade do produto através dessas ações. “O mercado hoje está muito agressivo. O consumidor é bombardeado de informações. Por isso, é de extrema importância mostrar a ele os benefícios e composição do produto para que faça as melhores escolhas”, diz. A P&G realiza, anualmente, o evento “P&G Experience”, onde são apresentados todos os lançamentos da marca aos clientes revendedores por meio de palestras e atividades.
Levando em conta esse conceito do “novo consumidor”, as marcas se movimentam para se adequar a ele. A MOB, por exemplo, apresentou sua coleção de alto verão 2013 na suíte presidencial de um hotel para um grupo de clientes convidadas - cada uma podia levar uma amiga - que conheceram as tendências de moda em um bate-papo com Andrea Bisker, diretora do site WGNS da América Latina, e Manu Carvalho, stylist convidada pela Farfetch.com.br. O grupo também fez maquiagem e tratamentos estéticos. “Em eventos como esse, a cliente e aquelas que ainda não conhecem a marca podem ter contato com a coleção em um ambiente de completo bem-estar”, afirma Vanessa Queluz, gerente de marketing da MOB. “Dessa forma, elas vão se lembrar da marca quando estiverem no shopping ou quiserem comprar algo”, completa.
Por Juliana Cazarine
Será que Gisele Bündchen vai casar de novo? Saiba a resposta!
Sabrina Sato exibe barriguinha de grávida ao apostar em look todo transparente
Gisele Bündchen manteve a gravidez em segredo em seus últimos posts
Poliana Rocha usa vestido caríssimo para a festa da neta. Saiba o preço
Filha de Thais Fersoza usou o vestido de casamento da mãe em renovação de votos
Rafaella Justus escolhe look estiloso para passeio em Miami