Mercado da moda e beleza aposta em experiências diversificadas para atrair e conquistar um novo tipo de consumidor

Workshops, palestras e atividades ligadas à estética fazem parte das estratégias criadas pelas marcas para chegar mais perto de um novo consumidor que, além de comprar, quer ser ouvido e interagir

Juliana Cazarine Publicado em 16/10/2012, às 19h22 - Atualizado em 22/02/2013, às 10h40

Palestras ajudam o consumidor a conhecer e confiar na marca, além de promover interação entre as duas partes - Divulgação

Foi-se o tempo em que um lançamento de moda ou beleza promovido por uma marca era restrito a um desfile ou à apresentação de produtos. Cada vez mais sofisticados, esses eventos agora reúnem atividades, workshops e exploram temas relacionados ao universo do público-alvo. Essa nova forma de chegar perto de clientes em potencial evidencia uma tendência cada vez mais forte: hoje, as pessoas não querem ser vistas como meros consumidores, elas desejam interagir e ter suas opiniões levadas em conta. Ações diferenciadas, que divulgam e compartilham a cultura da marca, aumentam o engajamento do consumidor, transformando-o num “embaixador” de seus produtos. “Com isso, a marca agrega valor ao próprio nome e, consequentemente, ganha credibilidade e confiança do público”, afirma o promoter Helinho Calfat, que atua na organização de eventos para diversas empresas. Para ele, “o consumidor quer novas experiências, quer conhecer a marca de várias formas”.

 

Na mesma proporção em que a tecnologia aumentou a exigência do consumidor, porque deu a ele por meio da internet a oportunidade de conhecer a fundo suas marcas preferidas, cresceu também a preocupação de fidelizar esse cliente - seja o consumidor final ou revendedor - por meio de ações personalizadas. “Workshops e palestras em eventos de lançamento podem tanto atrair como fidelizar clientes”, afirma Juliana Azevedo, diretora de marketing da P&G Brasil. E ela acredita que a fidelidade do consumidor à marca surge naturalmente a partir do momento em que ele conhece a qualidade do produto através dessas ações. “O mercado hoje está muito agressivo. O consumidor é bombardeado de informações. Por isso, é de extrema importância mostrar a ele os benefícios e composição do produto para que faça as melhores escolhas”, diz. A P&G realiza, anualmente, o evento “P&G Experience”, onde são apresentados todos os lançamentos da marca aos clientes revendedores por meio de palestras e atividades.


Levando em conta esse conceito do “novo consumidor”, as marcas se movimentam para se adequar a ele. A MOB, por exemplo, apresentou sua coleção de alto verão 2013 na suíte presidencial de um hotel para um grupo de clientes convidadas - cada uma podia levar uma amiga - que conheceram as tendências de moda em um bate-papo com Andrea Bisker, diretora do site WGNS da América Latina, e Manu Carvalho, stylist convidada pela Farfetch.com.br. O grupo também fez maquiagem e tratamentos estéticos. “Em eventos como esse, a cliente e aquelas que ainda não conhecem a marca podem ter contato com a coleção em um ambiente de completo bem-estar”, afirma Vanessa Queluz, gerente de marketing da MOB. “Dessa forma, elas vão se lembrar da marca quando estiverem no shopping ou quiserem comprar algo”, completa. 

 

Por Juliana Cazarine

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