Marisa Monte apoia a campanha ‘Segunda sem Carne’, que tem como objetivo incentivar as pessoas a deixarem de comer carne pelo menos uma vez por semana
A cantora
Marisa Monte é a mais nova adepta da
Segunda sem Carne, que foi lançada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, no último dia 4.
Com o objetivo de incentivar as pessoas a deixarem de comer carne pelo menos uma vez por semana, além de promover a saúde, a campanha também pensa no bem do planeta. De acordo com a secretaria,
"ao diminuir o consumo de carne reduz-se, ao mesmo tempo, o desperdício de água, o desmatamento, a desertificação, a extinção de espécies, a destruição de habitats e até de biomas inteiros".
De acordo com relatórios da ONU, a criação de animais de corte é responsável por cerca de 18% das emissões mundiais destes gases. Os dados revelam que a indústria global de transporte contribui menos para o aquecimento do planeta do que a criação dos animais. Por isso, a redução do consumo de carne bovina, suína e de aves é uma das propostas para diminuir as emissões de gases.
A ação é inspirada no movimento lançado nos Estados Unidos em 2003 (
Meatless Monday), e que ganhou repercussão na mídia quando
Paul McCartney deu início ao movimento na Inglaterra. No Brasil, a iniciativa ainda engatinha, mas já tem o apoio de entidades importantes, como o Greenpeace.