O ator Marcos Palmeira, que interpreta o empresário Gustavo, na novela Cama de Gato, é um defensor da causa ecológica e garante que em sua propriedade agrícola toda a cadeia produtiva é pautada pelo respeito ao meio ambiente
O ator
Marcos Palmeira, que atualmente interpreta o empresário Gustavo, na novela
Cama de Gato, na Globo, é uma das ecocelebridades nacionais mais admiradas pela suas ações. Além de se preocupar com a redução de consumo de água e energia e fazer disso uma realidade, Palmeira tem uma propriedade agroecológica orgânica auto-sustentável, a Vale das Palmeiras, no interior do estado do Rio de Janeiro.
No local, toda a cadeia de produção leva em consideração o respeito ao meio ambiente, ou seja, nada de agrotóxicos que poluem o planeta. Os trabalhadores da fazenda também comem o que plantam, coisa rara por causa dos produtos químicos usados nas plantações mais tradicionais, e lá não falta na mesa alface, espinafre, agrião, brócolis, rúcula, couve, cenoura, beterraba, acerola, banana e limão livres de toxinas.
Mas o cuidado vai além, na propriedade do ator, que virou referência no setor de produtos orgânicos, toda a cadeia produtiva é auto-sustentável, isto é, os animais consomem os alimentos produzidos no local, como por exemplo, o milho. As vacas, por sua vez, comem folhas orgânicas e produzem leite, utilizado na produção de queijos e ricotas. O soro que sobra é refeição para os porcos. Ao final, tudo é conduzido para respeitar a natureza e preservá-la. Fora isso, Palmeira adaptou os banheiros de sua fazenda para que os dejetos virem biofertilizantes.
"Podemos aproveitar muito mais as nossas riquezas naturais sem destruí-las", disse o ator.