Peça extremamente feminina, o corset está com tudo. Madame Sher, a rainha do corset no Brasil, revela quais os segredos para apostar no modelo
Ela já perdeu a conta de quantos corsets tem no guarda-roupa. Desde os 17 anos,
Leandra Rios, ou melhor,
Madame Sher, como é conhecida, se encanta pelos corsets, ou pelo o quê esse acessório pode fazer no corpo da mulher.
"Aos 12 anos, eu usava cinta porque não encontrava o que queria. Quando fiz 17, comecei a desenvolver minhas primeiras peças", relembra a estilista, que tem uma lista grande de celebridades usando suas criações: desde
Ivete Sangalo e
Fernanda Young, até a dançarina burlesca,
Dita Von Teese.
O corset ou espartilho surgiu no século XVI e até hoje é visto como um símbolo de feminilidade. Tanto, que a peça nunca mais morreu: desde o renascimento, em cada período da história, é possível ver como as mulheres gostam de marcar a silhueta. E se antes era produzido com materiais rígidos, como madeira e até ossos de baleia, hoje, aparece com tecidos finos e modelos variados, podendo ser usados por cima das roupas.
Na edição outono/inverno 2010 do São Paulo Fashion Week, Sher criou para duas marcas que desfilaram na semana, Cavalera e Priscila Darolt.
"Para a Cavalera, prevaleceu o estilo minimalista - até onde é possível usar esse termo em relação a corsets -, dentro de uma estética mais fetichista e jovem. Já para a Priscila Darolt, os modelos eram quase futuristas, trabalhamos o contraste entre muitas texturas e materiais", conta.
Direto das passarelas, uma das grandes adeptas é Fernanda Young. No final do ano passado, a apresentadora posou nua para revista feminina usando somente a peça. Mais recentemente, a cantora Ivete Sangalo usou modelos diferentes de corsets em todos os dias de folia do carnaval em Salvador. E a cantora Pitty já realizou ensaio fotográfico
pin up, com modelito em couro.
Mas embora exista toda uma exposição da peça, ela ainda é cercada de dúvidas: quem pode usar? Qual modelo cai melhor? O corset nunca sairá de moda?
Confira, abaixo, as dicas de Madame Sher e a galeria de fotos com algumas famosas de corset:
Nunca saem de moda
"Corsets são peças muito clássicas e por isso podem sempre ser aproveitadas na moda. Mesmo nos períodos onde o corset não está em alta, a peça continua sendo usada para modelar o corpo e é a roupa mais eficaz nesse sentido."
Para magras e gordinhas!
"Não há necessidade de ser magra para usar corset. Mulheres voluptuosas podem abusar da peça, elas são as maiores beneficiadas. Porém, as que estão muito acima do peso devem evitar a exposição do corset usando-o por baixo da roupa.
O top de linha
"O modelo mais vendido é o underbust clássico na cor preta (corset que fica abaixo do busto). Esse modelo é o predileto porque pode ser usado com quase todo tipo de roupa, quase como um cinturão."
Modelos estravagantes
"Algumas famosas já me pediram corsets com incrustações de pedras, e já tive clientes que trouxeram tecidos de família guardados há anos."
Homens de espartilho?
"Muito menos que as mulheres, é claro, mas já tenho clientes de perfil moderno ou dandy (homem preocupado com o as roupas que veste), que usam meus corsets. E já fiz até para um noivo!".
Última dica
"Tendência para mim é um palavrão. Eu costumava dizer que a moda existe para quem não tem estilo próprio. A grande vantagem nos dias de hoje é que ela é tão rápida e cria tantas tendências simultaneamente que é mais fácil conseguir isolar vários elementos para compor o próprio estilo. O corset é uma peça que nunca sai de moda."