Racismo não!

Fernanda Gentil fala sobre ato histórico em jogo do PSG: ''Parabéns aos jogadores e comissões''

Após o adiamento do jogo do PSG por conta de ato racista de árbitro, Fernanda Gentil se pronunciou sobre o caso

CARAS Digital Publicado em 09/12/2020, às 15h34 - Atualizado às 15h38

Fernanda Gentil fala sobre atitude histórica no jogo do PSG - Reprodução/Instagram

Na última terça-feira, 8, o mundo do futebol viveu um movimento histórico após um arbitro cometer uma atitude racista e todos os jogadores dos times do PSG e do Istanbul Basksehir deixarem o campo por conta disso. 

A atitude foi vista com bons olhos pelos amantes de futebol, entre eles, Fernanda Gentil, que usou suas redes sociais para falar soa opinião sobre esse momento histórico. 

A apresentadora publicou um clique onde o estádio em que ocorria o jogo estava vazio e aproveitou a legenda para refletir sobre o caso: "Eu sempre disse que, pra mim, o esporte é o meio com os valores mais nobres que já vi; no esporte a gente fala de disciplina, educação, respeito, fair play, saúde, espírito de grupo, entre outros... até o sonho de trabalhar com esportes veio da vontade de nunca me afastar desses princípios."

"Por muitas vezes, infelizmente, vemos cenas e episódios que em nada lembram a essência do esporte. Isso dói. Hoje, porém, vimos esse lugar sendo o que ele nasceu pra ser - um espaço democrático. Isso mata de orgulho. A regra ali dentro é muito simples: ou é pra todas as cores, classes e credos, ou não é pra ninguém. Se for pra ser só de uns e não de outros, que tirem a bola. Que saiam de campo. Que parem o jogo. Foi o que aconteceu.", continuou ela. 

A loira ainda revelou que se emocionou com a atitude dos jogadores: "E eu estou aqui, emocionada, com a honra de estar vivendo para ver a história ser feita. Parabéns aos jogadores e comissões."

Por fim, ela ressaltou ser preciso acabar com o racismo dentro e fora do esporte: "Vocês provaram hoje que 'rivalidade' é mesmo honrar a camisa enquanto o nosso objetivo for local. Quando ele é universal e urgente, passa a ser 'humanidade'. Assim foi a atitude de vocês: completamente humana. Assim deveria ser a luta contra o racismo: uma batalha de todos. Aliás o campo vazio e o jogo da Liga dos Campeões suspenso são a prova de que a batalha é dura sim, mas cada vez tem mais gente do lado certo dela."

Confira:

Esporte Fernanda Gentil

Leia também

Morre Maguila, ícone do boxe brasileiro, aos 66 anos

Maguila aceitou doar seu cérebro para estudos após sua morte

LeBron James tem momento histórico ao jogar com o filho na NBA

Quem era André Mussi? Ex-lutador de MMA deixa esposa e filho; saiba mais

Morre André Mussi, ex-lutador de MMA, aos 48 anos

Gilberto Gil narra a história do audiolivro sobre Pelé