Folia

Monique Benoliel: Carnaval com sabor mediterrâneo

A chef Monique Benoliel inspira-se na tradicional culinária europeia para preparar banquetes do camarote CARAS

Redação Publicado em 19/02/2013, às 18h15 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

A chef carioca Monique Benoliel. - Lipe Borges, Orestes Locatel, Pedro Paulo Figueiredo e Renato Velasco

Um cardápio focado na milenar cozinha mediterrânea ajudou os convidados do Camarote CARAS a enfrentarem a maratona carnavalesca na Marquês de Sapucaí. Reconhecida como uma das mais saborosas e ricas em nutrientes, baseada no azeite de oliva, trigo, verduras, legumes, peixes e frutos do mar, ela inspirou a chef Monique Benoliel (51). “Temos uma preocupação especial em aliar sabor e saúde. E a culinária praticada no países da costa mediterrânea é repleta de benefícios, correspondendo aos nossos princípios”, explicou ela, que serviu delícias frias como queijo grana padano, presunto de Parma, terrine de foie gras e frutas frescas. Já o menu principal contou com iguarias como risoto de frutos do mar com queijo gruyère, pato assado ao molho de cerveja e lombo de salmão ao molho de saquê com gengibre acompanhado de nirá e baby carrots. O menu foi completado com toucinho do céu e cheese cake com calda de amoras, na sobremesa, e biju de tapioca e bolos de laranja e mel no café da manhã. “Parece que o cardápio foi feito para mim. Sou fã de risoto, não como carne vermelha há mais de vinte anos e tento manter uma dieta light. Além disso, bolo não pode faltar lá em casa, principalmente de laranja, fubá e cenoura”, elogiou Bia Seidl (51), ao lado da filha, Miranda (14).

Grávida de dois meses do empresário Alaor Paris Junior (31), Mônica Carvalho (41) conta que já está “pegando leve” na alimentação e na folia, como fez durante a gravidez da primeira filha, Yaclara (8). “A melhor forma de manter a silhueta é investir no equilíbrio e deixar para cometer pecados gastronômicos só uma vez por semana”, afirmou. “Este ano, recusei convites para desfilar e até para atuar em uma novela. Eu e meu marido estávamos planejando essa gravidez há três anos”, justificou a atriz, que está torcendo por um menino. “Se vier outra menina, Alaor vai ficar ainda mais em desvantagem”, divertiu-se.

Depois de brilhar na Acadêmicos do Grande Rio, que conquistou o sexto lugar com o enredo Amo o Rio e Vou à Luta, Ouro Negro Sem Disputa: Contra a Injustiça, Em Defesa do Rio, Bruna Marquezine (17) recuperou o fôlego durante o jantar. Destaque de carro alegórico da agremiação de Caxias que representava a natureza exuberante, ela não escondeu a alegria ao ver o namorado, o craque Neymar (21), assistir à sua passagem pela avenida. “Estamos bastante felizes juntos e foi muito bom ele ter vindo me ver”, disse a atriz. Colega de elenco de Bruna, Totia Meireles (54) aplaudiu as escolas e a culinária do Camarote. “A gente sempre é muito bem servido nos eventos da revista. Caí de boca no risoto! (risos) Alimentei-me bem para aguentar o pique e me hidratei bastante”, contou a vilã Wanda, de Salve Jorge. Apaixonada por gastronomia, Julianne Trevisol (29) experimentou e aprovou as receitas. “Ainda sou uma iniciante na arte de cozinhar, mas estou aprendendo. Adoro tudo que se refere à culinária, da teoria à hora de comer”, destacou ela, longe da TV desde o término de sua participação na novela Balacobaco, da Record, mas com programação intensa no teatro. Nesta quinta-feira, dia 21, ela estreia no Rio a peça Porcos com Asas.

Entre um desfile e outro, Giulia Gam (46) e Helô Pinheiro (68) aproveitavam para compartilhar os acontecimentos da folia. “Eu sempre trabalhei nesta época, mas este foi o carnaval mais inusitado da minha vida. Antes de vir para cá, estava em São Paulo gravando a minha primeira cena da próxima novela das 7, da Maria Adelaide Amaral, Sangue Bom. Estava vestida de noiva,me senti fantasiada sem querer”, contou Giulia, rindo. Homenageada pela União da Ilha, que levou para a Marquês de Sapucaí enredo sobre o centenário de Vinicius de Moraes (1913-1980), Helô disse que sentiu a presença do Poetinha na avenida. “Foi uma sensação indescritível. Acredito que fechei a minha participação em carnaval com chave de ouro, acho que este vai ser o meu último ano. Já estou ficando velhinha e não sei se vou ter pilha para o próximo!”, disse, com bom humor, a eterna e sempre elegante Garota de Ipanema.

Martinho da Vila (75) vibrava com o “presente”, o título do carnaval carioca de 2013, o terceiro da história da escola. Ele comemorou seu aniversário durante o desfile da Unidos de Vila Isabel. “Sabia que iríamos vencer. Foi excepcional, um dos melhores carnavais da minha vida”, emocionou-se o cantor e compositor, ilustre integrante da agremiação há 45 anos e um dos autores do samba-enredo, o mais incensado do ano, em parceria com Arlindo Cruz (54 ), André Diniz, Tonico da Vila e Leonel.

Carnaval

Leia também

Mariana Goldfarb faz aula de samba para Carnaval: 'É um desafio'

Patricia Poeta se joga no samba em noite na Grande Rio

Ex-BBB Isabelle Nogueira aposta em look poderoso para brilhar no samba

Viviane Araujo perde a paciência com boatos envolvendo o carnaval: ‘Por quê?’

Madonna já curtiu carnaval do Rio de Janeiro e caiu no samba; relembre

Lore Improta mostra seus pés após maratona de Carnaval: "Pela glória"