O preparador físico explica como realizar exercícios sem sobrecarregar os joelhos e o que fazer em caso de lesões
Ao praticar exercícios físicos, é importante tomar cuidado com a carga e a postura correta para não sobrecarregar os joelhos.
Segundo Filipe Medeiros, preparador físico e coordenador de pós-graduação do Centro Universitáio Celso Lisboa, o joelho é um complexo de estruturas que ligam a coxa com a perna e essas articulaçõas específicas funcionam permitindo apenas o movimento de flexão e extensão do membro inferior através dos movimentos produzidos pelos músculos. "Quando a musculatura que mantém essa articulação funcionando corretamente está enfraquecida ou funcionando de uma maneira não ideal é onde começam a surgir os problemas".
O especialista afirma que o problema começa a aparecer nos indivíduos que estão iniciando a prática das atividades físicas e o ideal é "analisar o equilíbrio de forças nessa região e iniciar um programa de exercícios para fortalecimento, com movimentos controlados". Para proteger os joelhos, é importante além de verificar a amplitude dos movimentos, realizar um aquecimento específico prévio o corpo entender os estímulos que estão vindo. "Porém, esse 'manual de boas práticas' é negligenciado por vários motivos, como ansiedade de começar as atividades".
Em caso de lesões, Filipe diz que a prática de exercícios deve ser interrompida e o ideal é procurar um médico.
Porém, para aliviar as dores, ele lista duas coisas que ajudam na prevenção. "O alongamento dos músculos dos membros inferiores e uma técnica chamada liberação miofascial. Essa técnica se resume em liberar o tecido conjuntivo que envolve o músculo, permitindo que o mesmo trabalhe no seu ângulo ideal.Porém, essa não é uma técnica muito agradável de se fazer pois pode gerar um desconforto no momento da execução".
- Agachamento
Considerado um exercício completo para os membros inferiores, deve-se tomar cuidado ao realizar esse tipo de exercícios. "Uma pessoa que nunca realizou esse exercício deve aprender esse movimento para evitar os problemas, como o valguismo dinâmico, que é quando os joelho "entram" durante a execução do exercício promovendo um movimento diferente do proposto que seria flexão e extensão".
A maior parte dos problemas no joelho acontecem no agachamento e são gerados por uma falta de controle em outras estruturas como tornozelo, quadril e até mesmo a coluna. "Procurar um profissional capacitado é de uma suma importância. Ele vai realizar toda uma avaliação para descobrir o que pode ou não ser feito", explica Filipe.
- Abdominal
Mesmo não sendo um exercício que envolva a articulação dos joelhos, o preparador explica que podem existir exercícios que envolvam áreas diferentes das propostas. "Alguns exercícios de abdominal que utilizam de sobrecarga no tornozelo podem gerar algum desconforto no local". O ideal é sempre realizar um treino indicado por um profissional qualificado.
Laéllyo Mesquita sofre hemorragia após plástica e médico alerta: ‘Riscos não podem ser ignorados’
Adriane Galisteu revela fortes sintomas da menopausa e médica alerta: 'É comum'
Deborah Blando revela doença que causa fortes dores: ‘Meio do tratamento’
Petra Mattar celebra grande melhora do filho após internação em UTI
Vera Viel mostra como estão sua cicatriz e pele após iniciar radioterapia
Após rinoplastia, ex-BBB Deniziane descreve recuperação de cirurgia