Preta Gil iniciou procedimento a laser na boca durante tratamento oncológico; médica explica se é uma boa escolha
Em tratamento contra um câncer de intestino que teve remissão em quatro locais diferentes do corpo, sendo dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter, Preta Gil (50) também está cuidando da saúde da pele. No último 1º de novembro, a cantora mostrou que faz um procedimento chamado laserterapia.
"Eu cuido da minha pele durante o tratamento. A gente sabe que a quimioterapia pode manchar a pele, e eu tenho tendência a ter melasma. A minha (pele) é babado, mas dá para fazer uns lasers", disse a apresentadora em conversa com fãs nas redes sociais.
O procedimento causou surpresa, já que parte dos seguidores o desconheciam. Mas afinal, recorrer a procedimentos estéticos e ter cuidados com a pele durante o tratamento oncológico é recomendado? A CARAS Brasil conversa com Letícia Secco, dermatologista e gerente médica da Merz Aesthetics Brasil, que explica detalhes do da terapia usada por Gil.
"Os cuidados com a pele são recomendados sim, inclusive tem linhas específicas para tratamento de pacientes oncológicos, tanto pela questão do tratamento com quimioterapia, radioterapia, que têm agressão direta na célula, então a gente tem uma troca de células da nossa pele, elas vão se renovando a cada 30 dias em média, então a gente produz novas células e perde aquelas que não vingam, e esse turnover [entrada e saída] sofre alterações durante o tratamento", diz.
A médica ressalta que o tratamento enfrentado por pacientes oncológicos, assim como Preta, pode provocar imperfeições na pele. É justamente por isso que alguns produtos e procedimentos disponíveis no mercado são recomendados. A orientação médica, no entanto, nunca deve ser dispensada.
"A pele normalmente pode ficar mais ressecada, necessitando de cuidado específico para que você possa recompor o manto hidrolipídico da pele, para que a camada de gordura que protege e que confere todas as características da pele de não deixar perder água, manutenção de temperatura, proteção contra a agressão externa e manutenção da homeostase da pele", explica.
"Com relação a tratamentos estéticos, do ponto de vista de injetáveis, toxinas, destinadores, ácido hialurônico, depende um pouco da avaliação se tem alguma interação ou não com o tratamento que está sendo realizado. De forma geral, não há uma contraindicação formal ao mostrar a maioria dos tratamentos, mas deve sempre ser pesado o risco-benefício", complementa.
Os produtos para pele e procedimentos disponíveis no mercado podem ajudar até mesmo na autoestima da paciente na luta contra a doença. "A gente sabe, no entanto, que os pacientes em tratamento de câncer eles ficam mais vulneráveis do ponto de vista emocional e, às vezes, eles sofrem emagrecimento e outras outras alterações que podem afetar profundamente a autoestima. Então, quando você consegue, de alguma forma, melhorar a autoestima e a pessoa ficar contente quanto ao mundo e ao espírito. Se sentir um pouco mais linda, essa sensação pode ajudar a ter uma atitude mais positiva em relação ao tratamento", fala.
Preta Gil revelou no Instagram que faz sessões de laserterapia. O procedimento tem por objetivo disparar laser de baixa potência que aumenta a temperatura da pele de dentro da boca. Por sua vez, o tecido absorve a luz e a transforma em energia, o que promove a restauração celular e o reparo da região.
A dermatologista explica que é recomendado para Preta Gil, uma vez que ela está passando por sessões de quimioterapia. "A laserterapia, que foi o tratamento realizado pela Preta Gil, foi para um quadro chamado mucosite, que é uma inflamação da mucosa da cavidade oral, decorrente do tratamento com os quimioterápicos, porque o paciente não consegue produzir rapidamente novas células e acaba tendo uma certa erosão e uma inflamação dentro das mucosas. E esse laser, ele ajuda a acelerar o processo de cicatrização dentro da mucosa, evitando dor, dificuldade para a alimentação e a infecção secundária, tanto por bactérias, por causa da ausência da camada de proteção mais superficial da pele dentro da boca", conclui.
VEJA PUBLICAÇÃO RECENTE DE PRETA GIL:
Leia também: Miá Mello fala sobre efeito Divertida Mente 2: ‘Mando áudio para filhos de amigos’
Kamila Simione mostra resultado de harmonização facial e médico alerta riscos à saúde
Luciana Gimenez reflete sobre resiliência ao realizar simulador de esqui após acidente
Médico alerta para cuidados com prematuros após alta hospitalar do filho de Nadja Haddad
Mãe de Isis Valverde celebra última sessão de radioterapia no dia de seu aniversário
Como Maiara pode emagrecer de forma saudável? Médica explica
Sabrina Sato pode sofrer alteração na libido com gravidez após os 40? Médica explica