O endocrinologista explica o distúrbio que atinge 28% da população ocidental
Ter uma alimentação balanceada e saudável não é sinônimo de saúde. A Organização Mundial da Saúde afirmou que 28% da população ocidental foi diagnosticada com a ortorexia nervosa, distúrbio de pessoas obcedadas por alimentação saudável. Elas não comem nada de açúcar, gordura, farinha, grãos e produtos animais.
"Ortorexia nervosa se caracteriza como um comportamento alimentar onde o indivíduo tem a obsessão em comer sempre saudável. Ele elimina diversos grupos alimentares e limita a variedade de alimentos nas refeições, acarretando em um distúrbio de conduta alimentar, já que exclui vários tipos de alimentos e não faz a substituição adequada”, diz o endocrinologista Francisco Tostes, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Ele explica que é possível identificar o problema em pessoas que "passam a dedicar muito tempo na procura de alimentos específicos e no planejamento e preparo das suas próximas refeições". Os principais sintomas aparecem na "preocupação excessiva com a qualidade e pureza dos alimentos baseada em teorias infundadas devido ao desejo de ser extremamente saudável".
Esse transtorno pode fazer com que a pessoa desenvolva deficiência de vitaminas e minerais, anemia, distúrbios hormonais e diferentes graus de desnutrição. "Há ainda o prejuízo psicossocial quando a ortorexia interfere no convívio com amigos e familiares devido ao medo que o indivíduo tem em transgredir a dieta".
Uma vez diagnosticada a ortorexia nervosa, é necessário um acompanhamento de uma equipe composta por médico, nutricionista e psicólogo. "Pode ser importante envolver família e amigos no processo", conclui Dr. Francisco.
Deborah Blando revela doença que causa fortes dores: ‘Meio do tratamento’
Petra Mattar celebra grande melhora do filho após internação em UTI
Vera Viel mostra como estão sua cicatriz e pele após iniciar radioterapia
Após rinoplastia, ex-BBB Deniziane descreve recuperação de cirurgia
Thaila Ayala fala sobre soro para ganho de peso e relembra doença
Petra Mattar atualiza quadro de saúde do filho Makai, internado na UTI