Filho de Viih Tube e Eliezer, Ravi deverá passar por procedimento clínico que já foi feito em sua irmã, Lua, quando ela era bebê. Entenda o que é a frenectomia
Filho de Viih Tube e Eliezer, o bebê Ravi precisará passar por um procedimento médico que é comum em bebês: a frenectomia. Inclusive, o mesmo procedimento foi feito na irmã dele, Lua, quando ela era um bebê. Para entender mais sobre o que é a frenectomia, a Dra. Lígia Conte, fisioterapeuta e especialista em desenvolvimento infantil, contou os detalhes e a importância do tratamento para a ‘língua presa’.
A frenectomia é um procedimento comum em bebês e é feito para correção da anquiloglossia, que é um tecido que restringe o movimento normal da língua. O nome popular para este problema é ‘língua presa’. O tratamento é simples e rápido, e tem grande importância para o desenvolvimento do bebê.
De acordo com a Dra. Lígia Conte, o bebê que não passa pela frenectomia pode ter problemas em sua saúde ao longo do crescimento. "Muitas famílias recebem o diagnóstico de ‘língua presa’ sem a devida orientação sobre os cuidados necessários. Essa condição pode levar à dificuldades na amamentação, sono, digestão, problemas ortodônticos, alterações motoras e até desvios posturais", afirmou ela.
E completou: "Com um diagnóstico precoce e a intervenção adequada, os impactos na vida da criança e na vida adulta podem ser minimizados, além de muitos sofrimentos hoje normalizados na maternidade, como a dor ao amamentar e o desmame".
A língua presa pode ser percebida pelos pais quando o bebê apresenta dificuldades na amamentação, irritação frequente do bebê, problemas posturais, excesso de gases e dificuldades de digestão. Com estes sinais, os pais devem procurar um médico para identificar a causa e o tratamento adequado para cada criança.
A frenectomia é feita com anestesia local e com uso de um laser para remover o tecido remanescente. Porém, o tratamento não é só isso. O bebê também precisa de reabilitação de fisioterapia especializada e de fono na sequência. “Muitos bebês simplesmente são submetidos ao “pic”, sem reabilitação na sequela, o que traz ainda mais danos, e é por isso que muitas familias chegam até nós meses após o diagnóstico”, afirmou.
Leia também: Após DIU, Viih Tube explica por que Eliezer não fez vasectomia: 'Não é tão simples'
Médico explica sobre condição que provocou a cirurgia de Gizelly Bicalho
Psicóloga explica como lidar com a separação após término dos campeões do Ilhados com a Sogra
Médica explica diagnóstico da cantora Lexa: 'Condição complexa'
Boletim médico de Lexa revela estado de saúde e diagnóstico da cantora
Equipe de Lexa esclarece mudanças em contratos profissionais após internação
Ricardo Vianna se manifesta após Lexa ser internada por complicação na gravidez