ENTENDA!

Médica aponta práticas para superar vício que atingiu Zé Neto: 'Chance de sucesso'

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica algumas estratégias para vencer o vício que atingiu Zé Neto

Maria Cecília Maiorano

por Maria Cecília Maiorano

Publicado em 19/12/2024, às 18h20

O cantor Zé Neto - Foto: Reprodução/Instagram @zenetotoscanooficial

Zé Neto (34), da dupla com Cristiano (36), foi uma das celebridades que abriu o jogo sobre seu vício em cigarros eletrônicos. Existem algumas estratégicas e práticas que podem ajudar a superar o consumo do dispositivo e, assim, evitar suas complicações —que podem ser graves.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica pneumologista Maria Cecília Maiorano explica que cada paciente precisa de uma estratégia que se adeque às suas necessidades. Zé Neto, por exemplo, tratou a saúde mental, além de uma doença pulmonar que surgiu devido ao uso dos vapes, como são conhecidos popularmente.

"Existem algumas estratégias que podem auxiliar os pacientes a superarem o vício. Quando combinadas, a chance de sucesso aumenta muito. Inicialmente é interessante se planejar e criar uma estratégia que mais se adeque às suas necessidades", afirma a especialista.

Leia também: Médica alerta possíveis complicações de vício que atingiu Zé Neto: 'Maior risco'

"Reduzir gradativamente o consumo e escolher uma data para parar de fumar é um bom começo. Nos primeiros meses é aconselhável evitar ambientes que aumentem a chance de consumir o cigarro eletrônico, assim como evitar ficar próximo de pessoas que fumam. É necessário também acompanhamento com profissional especializado, como por exemplo, pneumologista ou psiquiatra."

Maiorano diz que os profissionais podem prescrever medicamentos e terapias de reposição de nicotina, por exemplo. Além disso, ela destaca que o apoio psicológico é fundamental, tanto como terapias em grupo quanto em tratamentos individuais.

"A terapia cognitivo-comportamental é indicada e objetiva entender e modificar padrões e hábitos relacionados ao uso do cigarro eletrônico. A prática de exercício físico, meditação e técnicas de relaxamento podem ser muito úteis para reduzir a ansiedade."

"E por fim, é muito importante buscar informação de qualidade em fontes confiáveis. Conhecer os malefícios do vape pode ser um incentivo para interromper o uso. O tratamento de qualquer dependência é muito complexo, mas é possível vencer essa batalha com auxílio profissional, de amigos e familiares", acrescenta.

Leia mais em: Zé Neto e Cristiano celebram volta aos palcos: 'Vivendo novamente'

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE ZÉ NETO EM SEU PERFIL DO INSTAGRAM:

Maria Cecília Maiorano

Dra. Maria Cecília Maiorano: Médica Pneumologista (CRM 130395) do AC Camargo Câncer Center. Graduada pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA), com Residência médica em Clínica Médica na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Residência Médica em Pneumologia Universidade de São Paulo (USP). É membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia (SBP) e da Sociedade Paulista de Pneumologia (SPP). Possui especialização em Doenças das Vias Aéreas  e Doenças Pulmonares Infecciosas pela Universidade de São Paulo (USP) e Doutorado em Pneumologia pela USP.

Zé Neto Zé Neto cigarro eletrônico pneumologista

Leia também

Médica explica nova cirurgia da cantora Preta Gil

Médico orienta cuidados com o filho de Viih Tube após alta hospitalar: 'É importante'

Cirurgia de Preta Gil: Médicos atualizam previsão de término do procedimento

Amiga de Preta Gil atualiza sobre cirurgia: ‘É demorada mesmo’

Médico revela resultado de novos exames de Lula após cirurgia

Linha do tempo da luta de Preta Gil contra o câncer: Relembre os detalhes