PRECISO ESTAR ATENTO

Léo Batista morre aos 92 anos e médico explica: 'Casos da doença aumentam com o avanço da idade'

Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra esclarece sobre o diagnóstico de Léo Batista

Jorge Abissamra

por Jorge Abissamra

Publicado em 19/01/2025, às 17h10

Léo Batista foi diagnosticado com tumor no pâncreas - Foto: Estavam Avellar

O jornalista esportivo João Baptista Belinaso Neto, o Léo Batista, morreu neste domingo, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Dono de uma "voz marcante", ele estava internado desde 6 de janeiro no Hospital Rios D'Or, na Freguesia, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e foi diagnosticado com um tumor no pâncreas. Em entrevista à CARAS Brasil, o oncologista Jorge Abissamra Filho explica o quadro do comunicador. 

Léo Batista estava internado desde o dia 6 de janeiro, quando deu entrada no Hospital Rios D’Or, com quadro de desidratação e dor abdominal. O jornalista estava internado para realizar o acompanhamento clínico de sua saúde, mas acabou falecendo neste domingo, 19. 

Segundo o Dr. Jorge Abissamra FIlho é importante destacar que existem dois tipos de tumores no pâncreas e o tratamento depende muito do diagnóstico. O oncologista esclarece a relação da doença com a idade. 

"O câncer de pâncreas é raro antes dos 30 anos de idade, sendo mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade: de 10/100.000 casos entre 40 e 50 anos para 116/100.000 entre 80 e 85 anos", alerta.

Em estágios iniciais o tumor do jornalista não costuma apresentar sintomas e por isso é considerado silencioso. O especialista afirma sobre o tratamento: "Varia de acordo com o tipo do tumor e o estágio, podendo variar entre cirurgia, quimioterapia e tratamento das consequências da obstrução biliar como colocação de próteses nessa via", finaliza o Dr. Jorge ao avaliar o caso do jornalista Léo Batista.

Leia mais em: Léo Batista é diagnosticado com tumor após ser internado com dor

FIQUE POR DENTRO DAS NOTÍCIAS DO MUNDO DOS FAMOSOS ACOMPANHANDO O INSTAGRAM DA CARAS BRASIL:

 

Jorge Abissamra

Dr. Jorge Abissamra é médico (145307 CRM SP) pela Universidade de Santo Amaro e especialista em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e especialista em Oncologia Clínica pelo Instituto de Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho. Atualmente é coordenador da Oncologia da Hospital Santa Clara e coordenador da Oncologia da HapVida Intermedica NotreDame. Também atua como diretor da Oncologia da Amo Saúde e possui experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Oncologia.

tumor pâncreas Léo Batista

Leia também

Médico revela quais são os perigos do vício de Vitória Strada

Preta Gil está há 1 mês no hospital. Saiba como anda a recuperação dela

Médico alerta para inflamação que atingiu o jogador Ganso: 'Pode causar problemas mais sérios'

Médico explica condição que atingiu o filho de Nadja Haddad: 'Extensão variada'

Preta Gil pode andar após cirurgia de 21 horas? Médico explica recuperação da cantora

Médico faz alerta sobre câncer de Léo Batista: ‘Um dos mais agressivos que existem’