Ana Clara Benevides morreu em novembro, durante um show de Taylor Swift no Rio de Janeiro; jovem sofreu exaustão térmica
Fã de Taylor Swift, a estudante Ana Clara Benevides morreu aos 23 anos durante o primeiro show da cantora norte-americana no Rio de Janeiro, em 17 de novembro. Nesta quarta-feira, 27, a causa de sua morte foi apontada como exaustão térmica causada pelo calor. Entenda mais sobre o quadro.
A exaustão térmica causada pelo calor é uma perda excessiva de sair e líquidos, dando lugar a uma diminuição do volume de sangue. No dia da primeira apresentação de Taylor Swift no Brasil, o país enfrentava uma onda de calor extremo e a capital carioca alcançou a casa dos 40ºC.
Entre os principais sintomas estão tontura, sensação de desmaio iminente, fraqueza, fadiga, dor de cabeça, visão embaçada, dores musculares, náusea e vômitos. Além disso, as frequências cardíaca e respiratória podem se tornar mais rápidas, deixando a pressão arterial mais baixa.
Leia também: Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, se manifesta após morte de jovem em show da Taylor Swift
De acordo com o artigo escrito pelo médico David Tanen, formado pela Escola de Medicina da UCLA, o diagnóstico geralmente acontece a partir dos sintomas e manifestações que ocorrem após a exposição ao calor, mas também podem ser necessárias análises laboratoriais.
O tratamento envolve repouso, a retirada da pessoa do ambiente quente e a reposição de líquidos e sais, seja por via oral ou intravenosa. Tirar ou desapertar as roupas e umedecer a pele também auxilia no resfriamento.
De acordo com o laudo obtido pelo G1, Ana Clara teve uma parada cardiorrespiratória com um quadro de choque cardiovascular e comprometimento gravde dos pulmões. A estudante também teve um rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões e a paralisação de vários órgãos pela exposição ao calor. A jovem não havia ingerido álcool ou substâncias tóxicas.
Após sua morte, a família de Ana Clara precisou fazer uma vaquinha para levar seu corpo de volta ao Mato Grosso do Sul, onde vivia. O CEO da T4F fez um pronunciamento seis dias após a morte da estudante, e pediu desculpas "a todos que não tiveram a melhor experiência possível" nos shows.
De acordo com a 24ª DP (Piedade), os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos. A cantora, por sua vez, conheceu os familiares da jovem nos bastidores de uma apresentação em São Paulo.
Médico explica quais são os sintomas do problema de saúde de Lula
Leticia Cazarré celebra nova evolução da filha: 'Não vai precisar mais'
Médico explica diagnóstico de Preta Gil em meio a tratamento contra câncer: 'Dor muito forte'
Caso padre Fábio de Melo: O que pode estar por trás da mente da fã que o persegue?
Elton John dá atualização sobre seu estado de saúde: 'Nunca esteve melhor'
Presidente Lula passará por procedimento para evitar novo sangramento