A dermatologista lista os mitos e verdades que podem causar o surgimento de olheiras
As olheiras são consideradas as grandes vilãs das mulheres, mas podem ser evitadas com alguns cuidados.
Elas costumam a surgir devido a uma alta concentração de melanina ou em decorrência do congestionamento dos vasos capilares da região em torno dos olhos.
A dermatologista Vivilaine Campelo, do Instituto da Pelle, revelou que noites de sono mal dormidas, hábitos como fumo e consumo de álcool, estresse, má alimentação, tipo de pele e hereditariedade contribuem para o surgimento ou agravamento do problema.
A especialista lista abaixo os mitos e verdades sobre as olheiras:
- Rodelas de pepino gelado amenizam a olheira: MITO. "Qualquer compressa fria ou gelada tem um efeito de vasoconstrição, que diminui temporariamente o calibre dos vasinhos de sangue que irrigam a região das olheiras e, dessa forma, reduz o aspecto escuro e o inchaço. Mas é um efeito momentâneo e não específico de pepino", afirma.
- Compressa com chá de camomila: VERDADE. "Compressas com chá de camomila gelado têm, de fato, ação anti-inflamatória e drenante".
- Bolsas sob os olhos fazem as olheiras ficarem mais escuras: MITO. "Simplesmente por causa das sombras que elas fazem parecem mais escuras dependendo da iluminação", diz Vivilaine.
- Coçar os olhos piora: VERDADE. "Coçar ou esfregar os olhos excessivamente, como durante crises de alergias podem piorar as olheiras".
Laéllyo Mesquita sofre hemorragia após plástica e médico alerta: ‘Riscos não podem ser ignorados’
Adriane Galisteu revela fortes sintomas da menopausa e médica alerta: 'É comum'
Deborah Blando revela doença que causa fortes dores: ‘Meio do tratamento’
Petra Mattar celebra grande melhora do filho após internação em UTI
Vera Viel mostra como estão sua cicatriz e pele após iniciar radioterapia
Após rinoplastia, ex-BBB Deniziane descreve recuperação de cirurgia