O nadador americano chamou a atenção nas Olimpíadas do Rio ao exibir marcas vermelhas nos ombros e nas costas; entenda o que é
O nadador americano Michael Phelps, vencedor de 19 medalhas de ouro, chamou a atenção do público nas Olimpíadas do Rio de Janeiro ao exibir marcas vermelhas nos ombros e nas costas.
Apesar de gerar dúvidas, essas marcas não são manchas. Os círculos vermelhos são resultado de uma prática conhecida de ventosaterapia, usada como medicina alternativa em acender um líquido inflamável dentro de copos redondos de vidro.
"O tratamento pode ser utilizado como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares", explica o cirurgião plástico, Dr. Eduardo Porto Leite, diretor da Clínica Beauté, no Rio de Janeiro.
A pressão interior e exterior da ventosa gera uma força de sucção, que estimula o fluxo sanguíneo. "Em alguns casos, o uso da técnica também é realizada com objetivos estéticos, como por exemplo o tratamento da ventosaterapia para celulites e estrias e gordura localizada", reforça o especialista.
Dr. Eduardo Porto também destaca alguns benefícios:
- Desintoxicar o organismo: reduzindo o ácido lático após exercísios intensos
- Lombalgias ou dor nas costas
- Tratamentos para dores musculares
Preta Gil recebe surpresa carinhosa em hospital após nova cirurgia
Tata Werneck pede orações ao revelar nova internação da avó: 'Acredito na fé'
Ronnie Von sofre acidente e cancela participação no Teleton
Wanessa Camargo desabafa sobre problema: ‘É uma sensação de morte’
Médica alerta possíveis riscos de Viih Tube induzir o parto: 'Trauma durante'
James Van Der Beek fala sobre descoberta do câncer: 'Entrei em choque'