Confira 10 dicas para preparar a sua refeição saudável com agilidade

Para facilitar o preparo e planejamento das refeições saudáveis, a nutricionista elaborou 10 dicas para agilizar o preparo dos pratos; saiba mais

Bruna Nastas Publicado em 02/12/2015, às 10h21 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Dieta vegana - Shutterstock

Muitas pessoas deixam a dieta de lado por preguiça de preparar os alimentos ou achar que eles são muito trabalhosos

Para facilitar o preparo e planejamento das refeições saudáveis, a nutricionista Fernanda Marques elaborou 10 dicas para agilizar o preparo dos pratos.

Confira:

1- Procure o dia mais calmo de sua agenda, como o domingo por exemplo, planeje o cardápio da semana, as refeições que podem ser feitas e pré-preparadas. Isso ajuda a ganhar tempo e facilita o momento do preparo.

2- Congele alimentos caseiros em pequenas porções. Dedique parte de suas horas livres à preparação de alimentos saudáveis e caseiros e os deixe congelados em porções ideais para usá-los ao longo do mês. Por exemplo: molho de tomate caseiro, feijão com legumes, hambúrguer caseiro, entre outros. 

3- No liquidificador, bata frutas com um pouquinho de água e congele a mistura, assim você fará uma polpa caseira sem adição de produtos químicos ou conservantes. Adicione a polpa caseira no preparo de sucos, vitaminas e outras preparações. 

4- Faça uma lista de compras conforme os alimentos forem acabando. Assim você irá reduzir os custos e o tempo no mercado. 

5- Troque temperos prontos por feitos em casa. Os caldos caseiros de carne, frango e peixe podem ser congelados em formas de gelo ou copos de café, e rendem bastante.

6- Em um processador, bata um quilo de alho sem casca, azeite e pitadas de sal. Coloque em um pote com tampa e armazene na geladeira. O tempero dura até um mês e é muito prático para utilizar em refogados.

7- Assim que chegar do supermercado, lave todas as folhas, como rúcula, alface, espinafre, e guarde-as em potes com tampa na geladeira. Além de durarem mais, na hora das refeições, basta temperar.

8- Legumes podem ser pré-cozidos por três minutos, passados em água gelada (processo de branqueamento) e congelados. Isso facilita o preparo quando você desejar usá-los além de conservar os nutrientes.

9- Prefira comprar carne fresca. Separe pequenas porções dentro recipientes e etiquete com a data de validade e o tipo de corte. Isso facilitará na hora de descongelar e identificar o alimento.

10-  Com o cardápio feito com antecedência descongele os alimentos em geladeira deixando-os de um dia para o outro. Assim você não precisa utilizar o micro-ondas e protege os alimentos contra possíveis bactérias que ficam em temperatura ambiente

Bem-estar e Saúde

Leia também

O que é atonia uterina? Entenda motivo de internação de Viih Tube na UTI após parto de Ravi

Médica alerta possíveis sequelas do diagnóstico de Mario Frias: 'Amputação'

Éder Militão sofre grave lesão no Real; especialista alerta para fatores de risco

Como é a alimentação de Mariana Ximenes? Atriz conta detalhes

Mãe de Leo Zagueiro entra em coma e jogador faz apelo: 'Coração apertado'

Médica explica diagnóstico de Mario Frias: 'Situação bem grave'