Kate Middleton tem o primeiro filho de parto normal. Entenda o procedimento

CARAS Online Publicado em 24/07/2013, às 15h48 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

Kate Middleton - Getty Images

Kate Middleton deu à luz na última segunda-feira, 22, seu primeiro filho com o príncipe William. Segundo o Daily Mail, o parto da duquesa foi normal. Para Jurandir Piassi Passos, obstetra e especialista em medicina fetal do Alta Excelência Diagnóstica, a mãe se recupera mais fácil após esse tipo de parto. "Há menor risco de infecções para a mãe. O médico acompanha todo o procedimento e, se houver fortes dores, pode aplicar anestesia", diz. Por meio do parto normal, a gestante tem contrações normais e, a partir delas, o nascimento segue seu curso natural. A seguir, Piassi e o ginecologista Alfonso Massaguer falam sobre os prós e contras desse tipo de parto.

+ O anúncio oficial do nascimento do 1º filho de Kate Middleton e de príncipe William

+ Como fica a árvore genealógica da realeza britânica após nascimento do filho de Kate e William

Qual é o procedimento antes do parto?

Quando a mãe chega ao hospital, é preciso medir a sua pressão arterial, temperatura corporal e frequência cardíaca. Enfim, fazer um check-up. Depois disso, é só esperar as contrações.

É recomendado para mulheres de todas as idades?

Sim, mas as condições de saúde da paciente devem ser analisadas. Hipertensas e mulheres com bacia não adequada, por exemplo, não podem optar pelo parto normal. Durante o pré-natal, o médico avaliará a paciente e dirá se ela tem condições de fazer o parto.

Até quanto tempo a mulher pode esperar para ter o bebê de forma natural?

Depois de completar 40 semanas, a futura mamãe precisa passar por uma avaliação médica a cada 2 ou 3 dias.

O trabalho de parto normal pode durar quanto tempo?

O tempo varia para cada mulher. Para algumas, pode durar poucas horas e, para outras, mais de um dia. Em média, dura 13 horas. Quando a mulher é submetida pela segunda vez ao parto normal, o tempo médio do trabalho de parto cai para oito horas.

Quantos dedos de dilatação a mulher precisa ter para fazer o parto normal?

O parto só ocorre com dilatação total do colo uterino, por volta de 10 centímetros.

Esse tipo de parto pode ser feito em casa?

Sim, mas é preciso ter uma infraestrutura favorável. É preciso ter ambulâncias disponíveis à mulher, caso precise fazer uma cesárea durante o procedimento, e uma boa equipe. Caso contrário, a gestante e o bebê correm riscos.

E em quais casos a cesárea pode ser necessária no meio do parto normal?

Há muitos casos em que é preciso fazer a cesariana. Em geral, por sinais de sofrimento fetal, com risco para o bebê, ou quando a evolução da dilatação ou saída do bebê pelo canal de parto não ocorre como esperado, o que é causado por uma desproporção céfalo-pélvica, situação em que a cabeça do bebê é maior do que a bacia da mãe, por onde ele deveria passar, por exemplo.

+ Giovanna Antonelli e Juliana Paes optaram pelo parto cesárea. Veja os benefícios e os riscos

Por que dizem que o parto normal é dolorido?

As contrações do parto normal geram dor, que tende a ser mais intensa com o aumento da dilatação. A dor costuma começar na região lombar e irradiar para o baixo ventre e é similar a uma forte cólica menstrual. A dor ocorre durante a contração uterina que dura entre 20 e 70 segundos.

Como funciona o parto natural e o humanizado?

Parto humanizado é uma expressão usada por médicos para designar uma situação em que o parto é feito de acordo com os desejos da mãe. Respeitar os desejos da paciente significa que os procedimentos obstétricos são realizados com sua aceitação, o que ocorre em tudo na medicina atual. A indicação de uma cesariana, o momento da anestesia e a indução de um parto normal são decididos a partir de uma conversa entre médico e paciente.

Respeitar a natureza da gestante é realizar algum ato obstétrico apenas quando necessário. Em um parto normal, temos como primeira opção o procedimento "natural", no qual deixamos a "natureza" agir.

+ Saiba quais são as principais causas de morte no parto

Bebê kate middleton gravidez parto Kate Middleton [14908] Gravidez [12985] Parto [16595]

Leia também

Luan Santana e Jade Magalhães revelam sexo do bebê que estão esperando

Bruna Biancardi aproveita dia próximo aos animais na companhia da filha, Mavie

Irmã de Zé Felipe conhece o sobrinho recém-nascido, José Leonardo

Amanda Kimberlly celebra os dois meses de Helena, sua filha com Neymar Jr.

Grávida da primeira filha, Duda Reis fala sobre segunda gravidez

Virginia Fonseca posa com os três filhos e reflete: "Mais do que eu sonhava"