CARAS Brasil
luto

Orlando Miranda, ator, produtor e empresário teatral, morre aos 91 anos

O ator, produtor e empresário teatral Orlando Miranda faleceu aos 91 anos. A notícia foi compartilhada pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR)

Juliana Dracz

por Juliana Dracz

Publicado em 10/12/2024, às 07h01

Orlando Miranda - Foto: Reprodução/Instagram
Orlando Miranda - Foto: Reprodução/Instagram

O ator, produtor e empresário teatral Orlando Miranda faleceu aos 91 anos. A notícia foi compartilhada pela Associação dos Produtores de Teatro (APTR) na noite desta segunda-feira, 9. A causa da morte ainda não foi divulgada. 

“Hoje nos despedimos do grande homem das artes Orlando Miranda”, iniciou a publicação, que relembrou a trajetória dele. "Orlando deixou sua marca como Diretor do Serviço Nacional de Teatro – SNT, entre os anos de 1974 e 1981, e Presidente do Instituto Nacional de Artes Cênicas – INACEN entre 1981 e 1985, mantendo seu papel de grande defensor das artes cênicas mesmo durante a ditadura militar", escreveu.

Formado na Escola de Teatro Martins Pena em 1959, Orlando passou a se dedicar às artes cênicas e fundou em 1963 o Teatro Princesa Isabel, ao lado de Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga. E o local foi palco foi palco dos primeiros shows de Bossa Nova.

Além de sucessos como Roda VivaTrair e Coçar é só ComeçarUm Grito Parado no Ar, entre tantos outros espetáculos marcantes, além de receber atores e atrizes como Procópio Ferreira, Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Gracindo, Jô Soares, Jorge Dória, Dercy Gonçalves Marília Pêra.

"Nossos agradecimentos e todas as homenagens a esse ícone que ajudou a construir a história do Teatro Brasileiro e nossos sentimentos à família e aos amigos de Orlando", finalizou a publicação.

Nos comentários, os internautas lamentaram a perda. "Um homem com enorme amor ao teatro, também com grande espírito conciliador", recordou um. "Figura importantíssima para o Teatro carioca, e a difusão do Nacional. Gratidão por tanto! Homens como ele, faltam hoje", observou outra. "Ah! Que tristeza! Perda gigante!", lamentou outra. 

Leia também: Morre Emiliano Queiroz, ator de várias novelas da Globo, aos 88 anos

Veja a publicação: 

 

Juliana Dracz

 Juliana Dracz é repórter de conteúdo do site CARAS. Formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília, já passou por sites como Observatório da TV e Leo Dias. Escreve sobre novelas, celebridades e TV.

Orlando Miranda

Leia também

Lexa enfrenta perrengue antes de viagem: 'Deu tudo errado'

Ex-participante de RuPaul's Drag Race morre aos 44 anos

Sthefany Brito desabafa sobre brigas com o marido, Igor Raschkovsky: 'A gente consegue'

Carol Peixinho mostra desejo durante gravidez do filho com Thiaguinho

Veja as primeiras imagens do túmulo do Papa Francisco em basílica de Roma

Duda Nagle mostra 'gambiarra' para ensinar a filha a andar de bicicleta sem rodinhas