POSSE

Indicado ao Nobel e destaque internacional: Quem é Cacique Raoni, indígena que subiu a rampa com Lula?

Cerimônia de posse do presidente Lula contou com a presença de Cacique Raoni, liderança indígena do povo Kayapó

Surenã Dias Publicado em 01/01/2023, às 18h01

Cacique Raoni é liderança indígena reconhecida internacionalmente - Foto: Reprodução/TV Globo

A cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (77) neste domingo, 1º, foi marcada pela participação de representantes do povo brasileiro, que foram responsáveis por passar a faixa presidencial ao chefe de estado. Um deles foi o cacique Raoni Metuktire (90).

Mas quem é Cacique Raoni? Ele é o líder do povo Kayapó e conta com reconhecimento internacional por seu trabalho na luta pelos direitos dos povos indígenas do Brasil. Sua participação no evento foi vista como uma reparação histórica, principalmente após a criação do ministério voltado aos povos originários.

o presidente luis inacio lula da silva recebe a faixa das mãos do povo brasileiro pic.twitter.com/0AHQ4CM5MA

— juridico jake gyllenhaal (@dinlenrau) January 1, 2023

Nos últimos anos Raoni foi um crítico ferrenho ao governo de Jair Bolsonaro, chegando a ser alvo de ataques do então presidente durante um discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York: "Acabou o monopólio do senhor Raoni".

Raoni é uma figura conhecida internacionalmente desde 1978, quando protagonizou um filme do cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux que contava sua história no ativismo indigena. Em 2020, ele chegou a ser indicado ao Prêmio Nobel da Paz e em 2021, recebeu o título de Membro Honorário da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

Em 2012, Raoni também teve um encontro especial com o presidente da França, François Hollande, no Palácio do Eliseu. Durante o bate-papo com o chefe de estado, ele deixou claro sua preocupação com a preservação da Amazônia e dos indígenas que viviam na região.

Durante a pandemia, o cacique foi um dos brasileiros atingidos pelo COVID-19. Na época, seu estado delicado de saúde chamou atenção do Papa Francisco, que enviou um representante da Igreja Católica para visitá-lo. 

JANJA DA SILVA ROUBOU A CENA EM EVENTO

A primeira-dama Rosângela Silva (56), a Janja, foi um espetáculo à parte durante a cerimônia de posse do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (77), em Brasília. Neste domingo, 1º, ela usou um look arrasador cheio de significado para celebrar o momento histórico para o Brasil.

Fugindo do tradicional vestido de primeira-dama, ela subiu a rampa do planalto usando um conjunto de blazer e calça crepe de seda assinado pela estilista Helô Rocha (36). Conforme a revista Vogue, os detalhes do modelito foram feitos pelas bordadeiras de Timbaúba, em Pernambuco, com tingimento natural. 

lula Cacique Raoni

Leia também

Gloria Groove exibe foto rara do seu namorado ao completar 10 anos de união

Por que Zé Felipe não tem carros de luxo? Ele explica decisão

Viih Tube revela que está com estresse pós-traumático: 'Não estou bem'

Viih Tube para de amamentar Ravi após internação. Saiba o motivo

Virginia vai ao hospital para mudar o método contraceptivo e cuidar da beleza

Presidente Lula revela detalhes de acidente em casa: ‘Um estrago razoável’