TRISTEZA

Morre MC Marcinho aos 45 anos; ícone do funk lutou até o fim por transplante

Morre MC Marcinho aos 45 anos; cantor faleceu após longa batalha contra problemas cardíacos

Gustavo Assumpção

por Gustavo Assumpção

gassumpcao@caras.com.br

Publicado em 26/08/2023, às 09h47 - Atualizado às 09h47

Morre MC Marcinho aos 45 anos; ícone do funk lutou até o fim por transplante - Reprodução/ Instagram

Morreu neste sábado, o cantor MC Marcinho, um dos ícones do funk carioca. Muito querido pelos colegas, o artista tinha 45 anos e ficou por semanas em estado grave esperando um transplante cardíaco.

Na última semana, ele foi retirado da fila após a piora de seu quadro clínico. No Sistema Nacional de Transplantes, o receptor tem que ter os requisitos mínimos para conseguir passar pela cirurgia e receber o órgão.

Nos últimos dias, a esposa de MC Marcinho anunciou o divórcio. "Estou passando por momentos muito difíceis, agora sou oficialmente ex-esposa (saiu o divórcio) do MC Marcinho. Mas o que sinto por ele é tão genuíno e lindo que o que posso fazer agora é orar sem cessar e cuidar da minha saúde. Estarei fora das redes sociais, porque isso aqui adoece uma pessoa e eu já estou doente. Fortaleçam nosso círculo de oração, sempre em mente que a última palavra é de Deus", escreveu ela.

Saúde se deteriorou rapidamente

No final de julho, o artista foi hospitalizado com um quadro de insuficiência cardíaca e renal. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória sendo intubado e sedado na UTI. Depois, precisou passar por uma cirurgia para o implante de coração artificial.

A cirurgia para implante de um coração artificial é feita para inserir um dispositivo de assitência ventricular (DAV), que é usado para bombear o sangue pelo corpo para ajudar o coração humano. O aparelho costuma ser usado em casos de pacientes com insuficiência cardíaca.

Plano de saúde não queria liberar procedimento

O drama vivido por MC Marcinho começou no ano passado, quando o cantor precisou organizar uma campanha para conseguir implantar um marcapasso. Na época, o plano de saúde do artista não aceitou o procedimento. "Galera, estou precisando fazer uma cirurgia no coração e estou aguardando o plano que não libera o meu procedimento. Estou fraco, debilitado e preciso voltar com minha vida é meu trabalho", declarou na época.

O cantor, que marcou o funk brasileiro com hits como 'Glamurosa', pediu que o plano agilizasse o processo: “Pelo amor de Deus”, suplicou ainda no vídeo. Na legenda, ele completou: "Estou fraco, debilitado e preciso voltar com minha vida”, iniciando uma campanha apoiada por várias celebridades, que marcaram a empresa nos comentários e solicitaram urgência na liberação da cirurgia.

Gustavo Assumpção

GUSTAVO ASSUMPÇÃO é editor-chefe do site de CARAS. Antes, foi repórter e editor. É formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina/UEL e possui mestrado pela Universidade de São Paulo/USP. Escreve sobre novelas, televisão e celebridades. 

mc marcinho morte

Leia também

Leonardo curte noite na piscina com as filhas de Pedro Leonardo

Gustavo Mioto se pronuncia sobre supostas indiretas após fim do namoro com Ana Castela

Simone Mendes esclarece sobre volta da dupla com Simaria: "Ciclos se encerram"

Luan Pereira passa por susto durante viagem de avião: 'Achei que ia cair'

Seu Jorge faz show especial na celebração dos 18 anos da Rolling Stone Brasil

Gusttavo Lima quer se candidatar para ser presidente do Brasil