por Bianca Portugal
Brenda Costa (25) corre por toda a praia da Ilha de CARAS e faz questão de forçar as passadas. O barulho da água provoca o belo sorriso da modelo. A felicidade com gesto tão simples tem uma emocionante explicação. Brenda, que nasceu surda, vem reaprendendo a ouvir e, conseqüentemente, a falar.
"Sou como um bebê. Escuto tudo, mas preciso entender o que é cada som. Aos poucos vou me adaptando", diz a carioca, que viu sua história de superação ser contada pela francesa
Judith Carraz no livro
Belle du Silence (
A Bela do Silêncio), ainda sem data de lançamento no Brasil. A BBC de Londres acaba de filmar um documentário sobre ela também sem data de exibição.
A curiosidade sobre Brenda é fruto de sua carreira internacional. A top, que hoje vive em Londres, após uma temporada em Paris, já posou para grifes como Guerlain, Sergio Rossi e Guess. A realização profissional é uma realidade. E há oito meses, desde que fez um implante coclear - pôs um chip nas terminações nervosas ligadas à audição acoplado a um aparelho externo - ela vem lutando para concretizar outro desejo.
"Sempre quis operar, mas os médicos diziam que a possibilidade de o meu nervo auditivo estar vivo era zero", explicou ela, que mesmo assim arriscou.
"Foi um milagre", afirma, ressaltando o fato de o nervo não ter morrido. Cerca de 45 dias depois, durante sessão de fotos na África do Sul, ela ouviu seu primeiro som. No alto de uma montanha, escutou o vento.
"A primeira coisa que ouvi em minha vida foi o silêncio. Chorei muito", disse ela, que desde então vem pacientemente aprendendo a ouvir.
"Venho superando tudo porque nunca me deixei sentir excluída", enfatizou.
Agradecimentos: Cantão e Gaúcha; Beleza: Duh.
FOTOS:
CADU PILOTTO