Eita!

Ministério Público sugere a retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro

Ministério Público da Bahia faz recomendação para retirada de estátua de Daniel Alves em Juazeiro, após ex-jogador ser condenado por estupro

Daniela Damasceno, sob supervisão de Priscilla Comoti
Daniel Alves - Foto: Getty Images

Na última terça-feira, 23, o Ministério Público da Bahia recomendou a remoção da estátua de Daniel Alves de Juazeiro, devido à condenação do ex-atleta por crime de estupro em Barcelona, na Espanha.

A estátua fica na Rua Aprígio Duarte, no centro da cidade. O pedido feito pelo MP é fundamentado na legislação que veda homenagens a indivíduos vivos em espaços públicos. O promotor de Justiça Daniel Baqueiro iniciou a investigação após receber a denúncia ainda este ano.

“A administração municipal encaminhou ao MP cópia do processo Administrativo nº 295/2019, do Pregão nº 137/2019 e os processos de pagamento referentes à aquisição da estátua de Daniel Alves, que atestam que se trata de bem público adquirido com recursos públicos, sendo que não é permitido homenagear pessoa viva com bem público”, disse ele.

De acordo com o portal Bahia Notícias, seguindo a Lei Orgânica de Juazeiro, o município é responsável pela denominação, numeração e emplacamento de seus espaços públicos, sendo proibida a utilização de nomes de pessoas vivas. Esta disposição está alinhada com a Constituição Estadual da Bahia, no artigo 21, e com a Lei Federal nº 6.454/1977, ambas proibindo expressamente homenagens a pessoas vivas em bens públicos de qualquer natureza.

Segundo o documento do Ministério Público, Juazeiro tem o prazo de 30 dias para justificar o cumprimento da recomendação e encaminhar uma comprovação para regularizar o caso.

Daniel Alves devolveu o dinheiro que pegou emprestado com pai de Neymar Jr

O jogador de futebol Daniel Alves está em liberdade após ser condenado a mais de quatro anos de prisão pela acusação de abuso sexual em uma boate na Espanha. Agora, a advogada dele, Inés Guardiola, contou que ele devolveu o dinheiro que pegou emprestado com o pai de Neymar Jr.

O empréstimo aconteceu quando o processo ainda estava no início e ele precisava entregar 150 mil euros para a justiça espanhola. Na época, o pai de Neymar emprestou o valor, que é o equivalente a R$ 818 mil, para que o atleta pagasse uma indenização antecipada para a vítima. A devolução do dinheiro foi feita há cerca de uma semana.

Hoje em dia, Daniel Alves está em liberdade provisória depois de pagar a fiança de 1 milhão de euros, cerca de R$ 5,4 milhões. Por enquanto, a origem do dinheiro que pagou a fiança dele não foi revelada publicamente.

 

Daniela Damasceno, sob supervisão de Priscilla Comoti

Daniela Damasceno faz parte da redação do site CARAS. Apaixonada pelo mundo do entretenimento, atualmente escreve sobre celebridades, reality show e novelas (email: dmoreira@caras.com.br)

Daniel Alves justiça

Leia também

Neymar Jr revela como é a capinha do seu celular

Juntos! Gabigol compartilha registro com Rafaella Santos em nova publicação

Simone Biles vai se aposentar? Ginasta abre o jogo sobre futuro nas Olimpíadas

Gabrielzinho exibe foto rara com sua nova namorada

Neymar Jr abre álbum de fotos com os filhos e a namorada em Dubai

Boxeador de 35 anos morre dias após vitória