FOLIA!

Alceu Valença elege cidades favoritas para o Carnaval: 'Alegrar'

Cantor pernambucano, Alceu Valença avaliou a festa e ainda comentou sobre a influência da internet na música

CARAS Digital Publicado em 14/02/2023, às 07h00

O cantor Alceu Valença; pernambucano conversou sobre Carnaval em entrevista à TV Caras - Foto: Reprodução/Instagram @alceuvalenca

Alceu Valença (76) é um dos grandes ícones da música brasileira e também do Carnaval. O artista, que comandou seu bloco Bicho Maluco Beleza em São Paulo, neste sábado, 11, elencou suas cidades favoritas para curtir a folia. "Carnaval para mim sempre teve duas cidades: Recife e Olinda", afirmou, em entrevista à TV Caras.

O artista brinca que ambas as cidades mudam muito durante a festança que, neste ano, acontece no mês de fevereiro. Para ele, a mudança mais drástica acontece em Olinda, também em Pernambuco. "Nos outros meses, Olinda tem a paz dos mosteiros da Índia, mas quando chega a festa pagã, ela toma conta de tudo. Eu ia para a rua, alegrar o povo."

Ele explica que, após a pandemia de Covid-19 e com os anos em que o Carnaval de rua não foi feito, foi difícil manter o costume de ir para as ruas e cantar para o público, mas isso está voltando. "Antigamente eu saía, ia para o meio dos blocos, não tinha o menor problema", completa Alceu Valença.

Ele ainda diz que, ao se mudar par Recife, aos 9 anos, começou a ver os blocos de rua e, de maneira natural, adicionou isso ao seu repertório. "Morei na Rua dos Palmares, e por ela passavam blocos carnavalescos. Tudo da cultura litorânea e recifense. Absorvi tudo isso, que ficou nos HDs da minha memória."

Neste final de semana, o artista arrastou uma multidão para as ruas de São Paulo, apesar da chuva forte que se estendeu pelo sábado inteiro. A expectativa era que mais de 450 mil pessoas fossem apreciar o cantor pernambucano em cima do trio elétrico, cantando seus maiores sucessos.

 

ALCEU VALENÇA REFLETE SOBRE A INTERNET E MÚSICAS

Para o artista, as platafrormas digitais apenas ajudaram ele a seguir sua linha de autenticidade, e abriram ainda mais portas para que novos talentos genuínos conseguissem mais destaque. "Sempre gravei o que eu quis, na hora que eu quis. Ninguém nunca mandou em mim."

"Acredito que o viral está próximo de uma coisa chamada sinceridade. Se não fosse isso, as pessoas fariam algo totalmente comercial e dariam certo. A internet abriu e democratizou tudo", completou o artista, ao citar alguns de seus sucessos que se tornaram virais durante a pandemia, através da internet, como La Belle de Jour e Girassol.

Ele ainda falou sobre Anunciação, sucesso que tomou as redes e agora, segundo ele, serve também como trilha sonora de muitas festas em família e momentos especiais. "É uma música de esperança, ela foi muito executada na época das Diretas Já, e eu estava lá. Mas eu não gostava de aparecer, não gostava de dar entrevistas, para usar uma campanha maravilhosa e que eu apoiava para mim. Anunciação rolou muito nessa época."

O artista também afirmou que, devido a sua vida cheia de viagens, ele não sabe dizer onde mora, mas que tem duas cidades que ficam para sempre em seu coração. "De tanto viajar, eu não sei realmente onde eu moro. Eu digo que namoro cidades, e a minha relação é tão pequena que não dá casamento. As que eu namoro são Lisboa e Olinda. Sou louco pela arquitetura e patrimônio histórico", acrescentou.

CONFIRA A ENTREVISTA COM ALCEU VALENÇA A TV CARAS:

Carnaval música Alceu Valença

Leia também

Tati Barbieri divide Carnaval com as filhas, Sthefanye e Vitta: 'Ambas vão desfilar'

Luciana Picorelli volta a desfilar após 12 anos afastada do Carnaval: 'Prometi a mim mesma'

Juju Salimeni choca com situação atual de seu físico em look carnavalesco

Viviane Araujo arrasa com body vazado para mini desfile da Salgueiro

Grávida, Lexa exibe barrigão em look carnavalesco; veja as fotos

Você sabe qual o valor milionário que postos de musa e rainha de bateria chegam a ser vendidos?